domingo, 06 julho 2025

A ATUALIDADE

Fogo: Missão da Embaixada da Alemanha visita ilha para avaliar projectos comunitários implementados através de Afosol

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Uma missão da Embaixada da Alemanha em Portugal efectua, nos dias 17 e 18 de Novembro, uma visita à ilha do Fogo para avaliar os projectos comunitários financiados e implementados pela Associação para Desenvolvimento do Fogo, Afosol.

A missão é chefiada pela embaixadora Júlia Monar, que também é acreditada em Cabo Verde, e nesta sua primeira visita à ilha do Fogo vai estar nos municípios de São Filipe e dos Mosteiros para avaliar os projectos financiados em 2021/22 e 2024.

No município de São Filipe, a delegação vai ouvir o testemunho de um beneficiário do projecto "salvamento de gado”, um projecto considerado pelo presidente da direcção de Afosol, Eugénio Veiga, “um verdadeiro milagre” para as comunidades da parte sul dos municípios de São Filipe e de Santa Catarina do Fogo.

O projecto de “salvamento de gado” foi financiado com um valor total de 50 mil euros e a embaixadora vai encontrar-se com um dos beneficiários na presença de algumas cabeças de gado de modo a destacar o impacto directo do projecto na vida dos criadores locais.

O projecto “salvamento de gado” implementado em finais de 2021 consistiu em apoiar os criadores de animais com dificuldades em salvar todos os seus animais através da recolha e distribuição de pasto e aquisição de ração e milho, intervenção na segurança alimentar, beneficiando centenas de famílias mais carenciadas, e promoção da cultura de interajuda com envolvimento comunitário de forma voluntária.

Nos Mosteiros vai visitar o microprojecto "loja das pescas", um empreendimento financiado em cerca de 1.700 contos, cujo objectivo é fortalecer a economia local através do apoio à comunidade piscatória.

Este microprojecto foi concluído no passado mês de Abril com entrega de um conjunto de materiais de pesca como anzóis, monofilamentos, coletes salva-vidas, equipamentos de mergulho, espingardas, canas de pesca, malas térmicas, iscas artificiais e um motor.

Durante a visita, será discutida a possibilidade de futuras intervenções nas áreas climáticas, ambientais e de coesão territorial, visando ampliar o impacto positivo dos projectos na região.

A Afosol, organização local envolvida na coordenação dos projectos, pretende aproveitar a visita para sensibilizar a embaixadora sobre a importância de um apoio contínuo e espera obter o envolvimento da Embaixada em novas iniciativas, principalmente, em projectos de combate às mudanças climáticas e de desenvolvimento sustentável.

A Alemanha tem uma longa história de apoio às ilhas do Fogo e Brava, incluindo assistência de emergência após as erupções vulcânicas de 1995 e 2014.

O apoio também incluiu a construção do Gabinete Fogo/Brava na década de 1980 e a sede do Parque Natural do Fogo, destruída pela erupção de 2014, poucos meses após a sua inauguração.

Actualmente, a Afosol mantém diálogo com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (IJCSUD) para o financiamento de projectos de infra-estrutura, como o desencravamento das zonas altas dos Mosteiros e destacou que esta instituição religiosa coloca o projecto como uma das prioridades internacionais para 2025.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days 23 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 11 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos