O ministro do Mar, Jorge Santos, anunciou este domingo uma série de medidas de emergência para fazer face aos danos causados no cais da Preguiça pela recente tempestade tropical.
A visita do ministro vem na sequência da declaração de situação de calamidade pública na ilha de São Nicolau e teve como objetivo avaliar os estragos e definir estratégias para a recuperação da infraestrutura de apoio à pesca danificada.
Em declarações à imprensa, Jorge Santos garantiu que uma das medidas, de curto prazo, é o fornecimento de gelo ao porto da Preguiça, a partir do porto do Tarrafal, através de uma parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Brava, com disponibilização de uma viatura frigorífica para transportar duas toneladas de gelo/dia, garantindo assim a conservação do pescado.
O ministro sublinhou ainda que o Governo já adquiriu uma nova máquina de produção de gelo para o porto da Preguiça e que deve chegar ao país “nos próximos 40 a 60 dias”.
“Igualmente, nós dialogamos com os pescadores da preguiça que mostraram o seu interesse no desenvolvimento da pesca, nas necessidades de formação e também de participar ativamente em tudo o que seja soluções para o porto da preguiça e esse foi o compromisso que nós fizemos”, destacou.
Jorge Santos visitou ainda o complexo de pesca do Tarrafal, destacando que se trata de um “projecto inovador e futurista” pensando na criação de uma plataforma logística de pesca a partir do Tarrafal de São Nicolau para todo o país.
O ministro do Mar manteve ainda um encontro com os pescadores e armadores de pesca do Tarrafal de São Nicolau.
A Semana comInforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments