sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Praia: Agentes de luta anti-vectorial no terreno para campanha de sensibilização e pulverização ambiental

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 Trinta e dois agentes de luta anti-vectorial acompanhados de sete supervisores encontram-se no terreno para campanha de sensibilização e pulverização ambiental no combate a propagação da dengue, com alta taxa de incidência nos bairros da cidade da Praia.

À imprensa, o presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Domingos Tavares, avançou que durante o período da manhã os agentes iniciaram os trabalhos na zona de São Filipe e à tarde direcionam os esforços para as localidades de Achadinha, Fazenda e Várzea.

A campanha desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Serviço Nacional da Protecção Civil de âmbito nacional tem como propósito, explicou, diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, ao longo desses 20 dias.

Na primeira fase, devido ao aumento de casos, foram cobertas as zonas de Ponta d’Água, Palmarejo, Fonton e Platô.

Segundo Domingos Tavares, o estoque de pesticidas fornecido pelos parceiros é suficiente para ser usado até o final da campanha, acreditando que não haverá interrupções neste sentido.

A coordenadora nacional das Acções de Respostas e Combate à Dengue, Maria da Luz, disse, por seu lado, que desde o início da acção de pulverização extra domiciliar fez-se um estudo na zona de Ponta d’Água e com resultado observaram que nas primeiras 24 horas cerca de 30% dos mosquitos externos tinham sido combatidos.

Sublinhou que pela eficácia do pesticida em mosquitos adultos resolveu-se intensificar as acções em todo o concelho, norte e sul da Praia, acompanhada de acções de “informação educação e comunicação” com envolvimento da equipa de comunicação de risco e comunitário.

“Estamos simultaneamente a fazer estas duas acções e esperamos que tenham um grande impacto que é a redução de casos de dengue na Cidade da Praia e sobretudo conseguirmos controlar essa epidemia a nível nacional”, perspectivou, avançando que após a campanha será realizada um balanço para verificar o resultado da acção.

Segundo a coordenadora, o produto é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e não oferece risco à saúde das pessoas, além de combater os mosquitos adultos, daí o reforço das acções com comunicação de risco e sensibilização porta-a-porta.

O país registou na terça-feira, 22, 569 casos suspeitos de dengue, 317 casos confirmados e nove casos hospitalizados, sem ocorrência de casos graves da doença, segundo o boletim diário epidemiológico.

Os maiores registos da doença concentram-se na Cidade da Praia, com 267 casos suspeitos, 203 confirmados e nove casos hospitalizados do vírus, Mosteiros, Fogo, com 46 casos suspeitos e 22 confirmados, seguido de Ribeira Grande de Santiago com 50 casos suspeitos e 20 confirmados, Santa Cruz com 18 confirmados e São Miguel 17.

Até o momento, contabiliza 15256 casos notificados, entre eles 9871 confirmados e dois óbitos acumulados, ocorridos no dia 19 de Setembro, sendo um no concelho da Praia e um nos Mosteiros, ilha do Fogo.

O Ministério da Saúde apela ao engajamento de todos, desde os níveis individual, comunitário e institucional,com ações direcionadas ao combate ao mosquito e à diminuição de exposição a picadas para a prevenção da disseminação da doença nas comunidades.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 15 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 13 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 12 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos