quinta-feira, 21 novembro 2024

S SOCIAL

MIOTH esclarece a opinião pública sobre as atribuições do Governo em matéria de habitação - reação às declrações da CMP

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH) esclarece, através da imprensa, a opinião pública sobre as atribuições do Governo em matéria de habitação e a sua relação com os municípios, com vista à reposição da verdade, face às declarações proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal da Praia.

O MIOTH sublinha que, nos termos da Constituição, é dever do Estado promover o acesso à habitação condigna aos cabo-verdianos, e é nesta linha que o Governo, através do Ministério que tutela o setor da Habitação, elaborou e está a implementar a Política Nacional de habitação.

A nível do poder local, de acordo com o nº 2, do artigo 32º dos Estatutos dos Municípios, a política de habitação municipal deve ser articulada com a política de habitação das entidades competentes da Administração Central, leia-se Direção Geral de Habitação-DGH, e é em respeito a esta lei que a DGH tem vindo a promover, incessantemente, ações no domínio da habitação, em estreita articulação com as Câmaras Municipais, como é o caso do Programa de Realojamento e Erradicação das Barracas nas ilhas do Sal e da Boa Vista, o Programa de Regeneração de Habitat em todos os 22 municípios, a elaboração dos Planos Municipais de Habitação, entre outras ações”, diz em comunicado enviado ao Asemanaonline.

O documento acrescenta ressalta ainda que o protocolo que o Governo assinou, recentemente, com a maioria das Câmaras Municipais, visa tão somente reforçar a articulação entre as políticas e ações no domínio da habitação, tendo em conta que a Reabilitação de Habitações não é competência exclusiva dos Municípios, podendo ser sempre executada com ações de parceria e complementares. “Aliás, dado ao elevado deficit qualitativo nacional, é necessário que o Governo reforce os esforços junto dos Municípios para melhoria da qualidade habitacional no país”, realça.

O MIOTH entende que a complexidade da situação do deficit habitacional qualitativo em Cabo Verde e, em particular, na cidade da Praia reclama pela intervenção de todos, pelo que, tanto a Câmara Municipal, como o Governo são chamados a responder a esse desafio. O Governo, cumprindo com a sua parte, procurou financiamento externo para operacionalizar o Programa de Regeneração do Habitat (PRH) na Praia, estando, este, em fase de execução de acordo com as regras do financiador.

A marca deste Governo, desde 2016, tem sido a clara e indesmontável parceria com os Municípios, demostrada, nomeadamente, através de transferência de competências e recursos, sendo o PRRA, um exemplo, em todos os municípios. Não obstante os constrangimentos financeiros, o Governo tem prosseguido na via da mobilização de recursos. Isto ficou evidente com a recente parceria com a ANMCV e, por conseguinte, com os municípios, na emissão de obrigações sociais na Bolsa de Valores de Cabo Verde, no valor de 920.000.000 CVE, para a continuidade dos contratos-programa assinados com o MIOTH, que foi subscrita por todas as Câmaras Municipais, à exceção da Praia”, esclarece o MIOTH.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 23 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 22 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 20 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos