quinta-feira, 21 novembro 2024

C CULTURA

Sal: Candidatos pretendem apostar numa campanha cívica, dinâmica e que respeite a lei

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A campanha eleitoral para as eleições presidenciais arrancam hoje, em todo país com sete candidatos à disputa pelo cargo de Presidente da República de Cabo Verde. No Sal os três candidatos, que têm representação na ilha, já estão na estrada com a fixação de cartazes, contactos porta-a-porta e a abertura da sede de campanha. Pretendem apostar, segundo as fontes deste jornal, numa campanha cívica, dinâmica, esclarecedora e que respeite o código eleitoral.

A comitiva do candidato Hélio Sanches às eleições presidenciais de 2021, tem agendado para o primeiro dia de campanha eleitoral na ilha do Sal, ações de contato direto com o eleitorado em atividades porta-a-porta, no período de manhã na zona de Oito 24 e à tarde em África 70.

Em declarações ao Asemanaonline, o Diretor de campanha de Hélio Sanches, na ilha do Sal, César Almeida, afiançou que espera uma campanha dinâmica e esclarecedora.

“Espero que a campanha eleitoral seja o mais esclarecedor possível para podermos afirmar os valores da democracia no quadro democrático. Hélio Sanches é um candidato competente, com espírito de serviço ao povo cabo-verdiano. Nós queremos ajudar o povo e queremos uma estrutura diferente”, salientou.

Já a caravana de José Maria Neves, que conta com o apoio do Partido Africano para Independência de Cabo Verde (PAICV), vai, segundo o diretor de campanha, Júlio Rendal, iniciar o primeiro dia de campanha eleitoral com contatos porta-a-porta com o eleitorado da zona de Pedra de Lume, bem como, com a colocação de cartazes e atividade musical em frente à sede de campanha.

A previsão, segundo Júlio Rendal, é que haja uma campanha digna, cívica e que acima de tudo respeite o código eleitoral.

"Esperamos uma campanha cívica, esclarecedora, respeitando o código eleitoral. Vamos apresentar a figura de José Maria Neves pensando no futuro, nas ideias e na independência dos partidos políticos. José Maria Neves é um homem capaz de representar Cabo Verde em qualquer país. É um homem de obras fruídas, com um percurso brilhante, aberta a todo o cabo-verdiano. É um homem que deixou marcas significativas como Primeiro-ministro de Cabo Verde principalmente na ilha do Sal", avançou.

Júlio Rendal lamenta ainda a postura da candidatura presidencial de Carlos Veiga que afixou "ilegalmente"outdoors antes do arranca da campanha eleitoral para as presidenciais de 17 de outubro, em vários sítios, com destaque para a Cidade da Praia.

"Estranho a postura da CNE que não tem autoridade para punir esta situação. Lamento a postura do candidato que colou cartazes antes do início da campanha eleitoral", salientou.

No tocante à candidatura do Carlos Veiga, que conta com o apoio do Movimento para a Democracia (MPD), , não foi possível chegar à fala com o Diretor de campanha na ilha, apesar dos esforços do jornal. Entretanto, prometemos voltar com mais informações a cerca deste candidato.

É de salientar que as candidaturas de Joaquim Monteiro, Casimiro de Pina e Gilson Alves não têm mandatários nessa ilha e por isso não têm previsão para início da campanha no Sal.

A campanha eleitoral decorre entre as 00h00 de 30 de setembro até as 23h59 de 15 de outubro e em caso de uma segunda volta, ocorre em 31 do mesmo mês, com a campanha eleitoral entre 21 e 29 de outubro. LC/Redação

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 23 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 22 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 21 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos