quinta-feira, 28 março 2024

C CULTURA

Carnaval de Mindelo esta terça-feira: Atenções voltadas para o desfile dos 4 grandes grupos oficiais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Esta terça-feira do Carnaval é o dia mais aguardado em S.Vicente, com quatro grupos prontos para o grande desfile oficial e competição dos blocos.

Um certame que concentra as atenções da ilha, de Cabo Verde e da diáspora, isto a julgar pelo número de pessoas que, por esses dias, desembarca de barco e de avião rumo à história cidade cultural e industrial de Mindelo. Tudo com o fito de assistirem esta que é considera a festa mais popular e animada da ilha de Monte Cara.

Mindelo está a ferver de Carnaval, com o som da batucada, samba e folia a tomar conta do povo, em festa há mais de uma semana. Mas as atenções estão viradas para o desfile oficial dos grandes blocos, esta terça-feira, onde não vai falar a competição com grande brilho entre os quatro grupo concorrentes - ficou de fora o Vindos do Oriente, bi-campeão, por discordar com algumas decisões da Liga do Carnaval.

Conforme a Inforpress, que cita a Liga do Carnaval, por sorteio, ficou definido que o grupo de Monte Sossego, vice-campeão do Carnaval em título, abre o desfile, às 15:00. Cabe aos Cruzeiros do Norte encerrar o cortejo, às 16:30, com os grupos a entrarem na Rua de Lisboa, onde se situa o palanque oficial, a cada meio hora, numa única passagem.

Segundo a mesma fonte, às 15:30 será a vez do grupo Flores do Mindelo, seguido do Estrela do Mar, às 16:00.

Relativamente aos temas dos enredos dos quatro grupos oficiais, Monte Sossego sabe-se que vai chegar à Rua de Lisboa com o enredo “O meu Carnaval é uma novela”, três carros alegóricos, um tripé e 1200 foliões, distribuídos por 12 alas.

Já Flores do Mindelo vão celebrar os 140 anos da cidade do Mindelo através do enredo “Um monte com cara de gente e um monte de gente de cara”, 800 foliões, 12 alas e três carros alegóricos.

O terceiro grupo a desfilar vai ser o Estrela do Mar. Este regressa ao concurso sete anos depois, traz uma mensagem à volta da paz e do ambiente sustentável. Deve apresentar-se com três carros alegóricos e 600 foliões, distribuídos por dez alas.

A fazer fé no programa definido, cabe aos Cruzeiros do Norte a baixar o pano do desfile oficial de 2019, com o tema “CPLP sem fronteiras ou Lusofonia sem barreiras”, 800 foliões, 12 alas e três carros alegóricos.

Espera-se, como habitual, um enchente, incluindo turistas e pessoas das outras ilhas que se deslocam a Mindelo para assistirem, na paz e com a folia, a grande festa do Rei Momo na ilha.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Meu nome
12 days 19 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
13 days 13 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Jose Dias
20 days 20 hours

Basta as autoridades Russas emitirem mandados de captura contra os membros da TPI !

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências