O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves preside,hoje, a abertura oficial do Colóquio Centenário de Amílcar Cabral, no Hotel Belo Horizonte em Santa Maria, ilha do Sal. A iniciativa que acontece de 10 a 12 de junho, é da Rosa de Porcelana e visa prestar um tributo ao Centenário de Amílcar Cabral, através de reflexões e pronunciamentos sobre o legado de Cabral, pelo viés científico e epistemológico.
Conforme a nota remetida a este diário digital de referência, o objetivo deste colóquio, a par de sinalizar a efeméride centenária, é acrescentar novas luzes ao legado científico, cultural e humanista, assim como epistémico de Cabral, suscetível de acrescentar elementos de estudos e de pesquisas sobre a problemática da libertação dos Povos e a ressignificação das realidades pós-coloniais.
«Em celebração do Centenário do nascimento de Amílcar Cabral, pensador e líder político que marcou o curso da história da nossa Era Contemporânea, pretendemos realizar este colóquio internacional, no qual dezenas de escritores, tradutores, professores, investigadores, jornalistas e leitores interessados, de várias geografias contribuam com as suas abordagens científicas em diferentes painéis de apresentação e mesas de trabalho, versando as diversas facetas desta figura histórica», acrescentou.
A fazer fé na mesma fonte, o colóquio tem uma Comissão Científica que integra Inocência Mata, Iva Cabral, Julião Soares Sousa, Lourenço do Rosário, Odete Semedo, Rosa Cruz e Silva, Vincenzo Russo. Tem ainda o Selo Centenário de Amílcar Cabral, da autoria de Edson Pereira.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments