sexta-feira, 14 junho 2024

PR destaca papel das famílias na formação de cidadãos social e ambientalmente conscientes

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente da República, José Maria Neves, destacou hoje que as famílias cabo-verdianas desempenham um “papel fundamental” na formação de cidadãos social e ambientalmente conscientes, mas sublinhou que é fundamental que as mesmas sejam empoderadas.

 

“É fundamental acendermos o facho para iluminar os nossos caminhos no sentido de construirmos famílias mais fortes, mais empoderadas, mais resilientes, capazes de desempenharem o seu papel de educação integral, mas, sobretudo, uma educação voltada para a preservação do meio ambiente”, concluiu.

 

Na sua mensagem para o Dia Internacional da Família, que se assinala hoje, sob o signo das alterações climáticas, o Chefe de Estado recordou que os fenómenos climáticos como o aumento da temperatura, a acidificação dos oceanos, a seca severa ou as inundações têm tido um impacto muito forte na vida das famílias.

Muitas famílias têm perdido os seus rendimentos e a qualidade de vida tem vindo a deteriorar-se”, precisou José Maria Neves que defendeu que é fundamental que as famílias sejam empoderadas no sentido de desempenharem um papel nuclear na educação ambiental, para que todos tenham as informações e os conhecimentos necessários que lhes permitam fazer face às alterações climáticas.

Enquanto Patrono da Década do Oceano e Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural, apelou a todas as famílias africanas e cabo-verdianas a trabalharem para a educação das crianças, dos adolescentes, dos jovens, no sentido de conhecerem melhor os fenómenos resultantes das alterações climáticas de modo a tomarem medidas que se mostrarem necessárias para mitigar os efeitos nefastos das mudanças climáticas.

Na ocasião, lembrou que as famílias africanas e cabo-verdianas sofrem ainda com as consequências das desigualdades sociais e das manchas significativas de pobreza, e neste sentido, devem trabalhar juntos para um crescimento inclusivo e ambientalmente sustentável, para garantir mais meios de subsistência, para que todas tenham as condições necessárias para exercerem o seu papel fundamental no domínio da educação.

No seu entender, os valores ligados à preservação ambiental, ao trabalho, à ética e à responsabilidade, são transmitidos, em primeiro lugar no seio das famílias e depois nas escolas, igrejas, ONG, partidos políticos, sindicatos, sociedade civil cabendo a cada um fazer a parte que lhe cabe.

Na mensagem o Chefe de Estado chamou ainda a atenção para a necessidade da maternidade e da paternidade responsáveis, realçando que as mães e os pais devem exercer o seu papel para proteger os seus filhos, para que tenham consciência do seu papel na sociedade, preservarem o ambiente e criarem as condições para viverem num planeta muito melhor.

O Presidente da República defendeu ainda que é “fundamental” que todos trabalhem para que haja mais igualdade entre as mulheres e os homens e eliminar a violência com base no género e a violência sexual contra menores.

“É fundamental acendermos o facho para iluminar os nossos caminhos no sentido de construirmos famílias mais fortes, mais empoderadas, mais resilientes, capazes de desempenharem o seu papel de educação integral, mas, sobretudo, uma educação voltada para a preservação do meio ambiente”, concluiu.

Refira-se que, o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social assinala, este ano, o Dia Internacional da Família através de "conversas abertas" em várias escolas com as famílias, com o intuito de destacar a sua importância na base da educação e protecção infantil.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
17 days 10 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
21 days 15 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
23 days 7 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências