sábado, 02 agosto 2025

ONU alerta que quatro milhões de pessoas podem morrer de sida devido aos cortes dos EUA até 2030

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A ONU alertou hoje que poderão ocorrer seis milhões de novas infeções por VIH e quatro milhões de mortes adicionais relacionadas com a doença até 2030 se os cortes nos fundos dos Estados Unidos persistirem.

Num relatório publicado em Joanesburgo, África do Sul, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Sida (ONUSIDA) afirmou que as suas projeções apontam para esse cenário no caso de uma "interrupção permanente" do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da Sida (PEPFAR), que previa cerca de 4,3 mil milhões de dólares (3,67 mil milhões de euros) de "apoio bilateral" para este ano.

Os programas contra o VIH (vírus causador da sida) em todo o mundo, sublinhou, enfrentam "reduções drásticas e repentinas no financiamento da resposta global ao VIH anunciadas pelo Governo dos Estados Unidos no início de 2025".

"Estes serviços foram interrompidos da noite para o dia quando o Governo dos Estados Unidos mudou as suas estratégias de assistência externa”, indica-se no relatório, intitulado “Sida, crise e o poder de transformar”.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Djoblas
22 hours 20 minutes

Em CV o chamado estado de direito não existe. É só fantochada. Senhores da lei, metam a viola no saco e procurem dar músi ...

Observador
1 day 4 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

figo
1 day 6 hours

O que esse marmanjo na foto tem a vêr com a notícia ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos