terça-feira, 01 julho 2025

A ATUALIDADE

CIGEF mobiliza estudantes para desconstrução de estereótipos de género através da produção de vídeos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Centro de Investigação em Género e Família da Universidade de Cabo Verde iniciou hoje um ciclo de debates sobre género e sexualidade, visando a desconstrução de estereótipos através da produção de vídeos envolvendo os alunos.

Em declarações à imprensa, a directora do Centro de Investigação em Género e Família (CIGEF), Carmelita Silva, avançou que o ciclo de debates surgiu no âmbito de um projecto iniciado em 2023 que visa empoderar os jovens em matéria de saúde sexual e reprodutiva e violência baseada no género (VBG).

Carmelita Silva acrescentou que o projecto teve como objectivo a produção de vídeos curtos que servissem de instrumentos de sensibilização e apoia-se na desconstrução de estereótipos de género.

O trabalho conta com a parceria do grupo de Teatro Fladu Flá e do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

“Percebemos que os jovens tendem a não ter tempo para estarem nas mesas, assistindo às conferências, lendo livros, então, a ferramenta talvez mais lúdica são os vídeos, e os jovens são envolvidos também na produção”, explicou a directora do CIGEF da Uni-CV.

O vice-presidente da companhia de Teatro Fladu-Flá, Sabino Baessa adiantou que foram produzidos quatro vídeos baseados no teatro de intervenção social, em que os temas foram género e relações sociais, género e orientação sexual, a homofobia, o prazer e a saúde sexual e reprodutiva com a participação de 16 alunos.

A seu ver o teatro é uma das “modalidades da arte que sintetiza as outras modalidades, literatura, pintura e modalidades artísticas”, considerando ser a modalidade mais completa do ponto de vista da intervenção social.

Segundo Sabino Baessa por ser um modelo com “poder comunicativo” e que promove a mudança comportamental de atitudes e da forma de ser e estar na sociedade, “acreditamos que, com essa produção, conseguiremos tornar a sociedade mais inclusiva”.

Uma iniciativa que tem contado com o financiamento do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

A organização tem agendado ainda para o dia 16 de Junho o tema “Vivência do Prazer Feminino e Direitos Individuais” e encerra no dia 30 de Junho, com o debate sobre a “Saúde Sexual e Reprodutiva".

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
4 days 23 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 4 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 4 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos