terça-feira, 01 julho 2025

A ATUALIDADE

Santo Antão: Marcha de Santo António estreia no Paul com cor, tradição e mensagem de saúde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A primeira edição da Marcha de Santo António, no Paul, Santo Antão, teve lugar na noite desta segunda-feira, levando luzes, cores, rufar dos tambores e vozes que encheram a principal avenida da cidade das Pombas.

O evento, inserido nas festividades juninas do município do Paul, juntou cultura e saúde num desfile que marcou pela “inovação e pelo envolvimento da comunidade”.

Ao som de ritmos tradicionais e com trajes elaborados, cinco grupos de várias localidades do concelho, incluindo a Região Sanitária de Santo Antão, desfilaram pela avenida principal.

A Região Sanitária de Santo Antão foi quem abriu o desfile, levando à rua uma mensagem prevenção do cancro.

Em declarações à imprensa, o director da Região Sanitária de Santo Antão, o médico Alexandre Alves, disse que foi uma oportunidade para juntar a promoção da saúde à cultura popular, num ambiente festivo que fala directamente com a comunidade.

Segundo o responsável, o tema deste ano — a prevenção do cancro — foi escolhido com base no aumento de casos registados na ilha, sobretudo do foro digestivo.

“É preciso falar sobre isto de forma próxima, acessível. E se o povo sai à rua para celebrar, nós também saímos para alertar”, acrescentou.

O último grupo a entrar na avenida foi Figueiral e Eito, que apresentaram temas que resgatam o passado, como o popular “cola fugido”. Os figurinos, feitos com dedicação pelas comunidades, deram cor e alma à noite.

“Foi uma excelente ideia da câmara em recuperar esta tradição. A marcha já pegou, os paulenses aprovaram, e agora vamos querer mais todos os anos”, disse Valter Silva, um dos participantes, visivelmente entusiasmado.

Para o presidente da Câmara Municipal do Paul, Adilson Fernandes, o evento superou as expectativas.

“Prometemos elevar a fasquia das festas este ano, e este desfile é um símbolo desse compromisso. Tivemos um momento vibrante, com a participação de várias localidades, num movimento que uniu identidade, memória e criatividade,” enfatizou.

Apesar de ser a primeira edição, segundo o edil paulense todos os grupos receberam diplomas de reconhecimento pela participação. No entanto, o plano para o futuro já está traçado.

“No próximo ano, a Marcha de Santo António será instituída como concurso oficial com mais localidades envolvidas e prémios para os melhores grupos”, anunciou.

A noite terminou com aplausos, sorrisos e a “certeza de que algo novo nasceu no Paul”.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
4 days 22 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 4 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 4 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos