terça-feira, 01 julho 2025

A ATUALIDADE

Mpox: Tanzânia confirma os dois primeiros casos da doença

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Tanzânia confirmou esta segunda-feira os primeiros dois casos de infeção por vírus Monkeypox (Mpox), uma doença potencialmente fatal que está a afetar vários países africanos e para a qual a OMS mantém o nível de alerta máximo.

Dois indivíduos com sintomas foram isolados e testados no domingo, disse a ministra da Saúde, Jenista Mhagama, num comunicado publicado na rede social X.

“Os casos suspeitos incluem um condutor de camião que chegou a Dar es Salaam vindo de um país vizinho”, acrescentou.

A Tanzânia partilha com Moçambique uma fronteira de 756 quilómetros.

De acordo com um relatório da CDC África, a agência de saúde da União Africana (UA) publicado na semana passada, foram confirmados 6.034 casos de Mpox desde janeiro em 22 países, resultando em 25 mortes.

No final de fevereiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) manteve o nível de alerta máximo para a epidemia de Mpox, tendo em conta o aumento contínuo do número de casos e dos países afetados.

Isto depois de ter declarado uma emergência de saúde pública de âmbito internacional em 14 de agosto de 2024, em resposta à rápida propagação da doença em África, particularmente na República Democrática do Congo, que tem uma fronteira de 2.511 quilómetros com Angola.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
4 days 17 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
4 days 23 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
4 days 23 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos