segunda-feira, 11 agosto 2025

A ATUALIDADE

Parlamento: Deputados uníssonos na questão em insegurança em São Vicente, João Gomes em contramão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os deputados eleitos por São Vicente estiveram hoje unânimes quanto à necessidade de implementar medidas para reverter o cenário de insegurança na ilha, à exceção de João Gomes, que considerou que “o abandono da ilha pertence ao passado”.

A questão da insegurança em São Vicente foi introduzida no debate parlamentar pela deputada da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) Zilda Oliveira.

Além de pedir uma “atenção especial e inclusão” para as crianças com necessidades educativas especiais nas escolas, a deputada solicitou mais segurança nas escolas afirmando que os muros de protecção “têm que ser mais altos” e o acesso à porta de entrada “tem de ser controlado”, citando um caso de assalto a com recurso à arma branca numa escola na ilha.

Por sua vez, o deputado do Movimento para a Democracia (MpD, poder), Vander Gomes, disse que o que é que tem contribuído para “alguma percepção de insegurança” na ilha é “algum déficit de iluminação pública” em São Vicente.

Mas, explicou que recebeu uma garantia do ministro da tutela de que haverá um reforço de 20 por cento (%) da capacidade de iluminação pública e substituição de todas as lâmpadas nas ruas para LED.

“Neste momento, há uma preocupação que deve merecer uma atenção de todos nós que tem a ver com o consumo de drogas. E o consumo de drogas na ilha leva de facto a que haja assaltos a pessoas. Portanto, vamos combater o mal. Primeiro, resolver o problema da iluminação pública e combater isto requer a união de nós todos”, sustentou.

“Gostaria de saber qual seria o sentimento dos pais que estão aqui em mandar os filhos para a escola e serem ameaçados com facas entre outras armas brancas, para assaltar a professora e até os colegas. Isso é grave, sim. E é por isso que as pessoas saem às ruas a pedir ao Governo para tomar uma posição, porque daqui a pouco teremos uma terra de ninguém e cada um fará a justiça pelas suas próprias mãos”, argumentou.

A deputada Josina Freitas, do PAICV,  considerou que São Vicente neste momento “está abandonado e sujo pela câmara municipal com a conivência do Governo”.

A título de exemplo, citou o momento em que se vive na ilha com a população a colocar pedras, cadeiras e ferros nas ruas para garantir um lugar e vender a terceiros para ver o Carnaval.

No entanto, para o deputado do MpD, João Gomes, o discurso de que São Vicente está abandonado é um discurso do passado.

“Se dissermos que São Vicente está abandonado o que dirão as pessoas das outras ilhas”, questionou o deputado para quem a questão de insegurança preocupa o Governo, que tem tomado medidas, e tem sido combatido pelas polícias Judiciária e Nacional.

Por sua vez, a ministra da Justiça, Joana Rosa, disse que "o Governo está a trabalhar e a investir em São Vicente que está a um bom nível de desenvolvimento e todo mundo sabe".

“A questão da insegurança está a ser resolvida pela PJ e a Polícia Nacional tem feito um bom trabalho. Não há crimes que vão ficar encobertos”, assegurou.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
4 days 14 hours

O Carlos Fias, que tem dado a cara ás balas, é que vsi ser o nosso futuro Presidente da Camara da Praia?

Rosana
5 days 17 hours

Freud já explicava: quando o ego é frágil e o pénis é pequeno, vêm os impulsos de destruição. Trump manda submarinos ...

jorge lopes
5 days 22 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos