O Centro de Cuidados Paliativos Nossa Senhora da Encarnação, na ilha do Fogo, será inaugurado e entrará em funcionamento na segunda quinzena do mês de Maio, disse uma fonte ligada à Fundação Padre Ottavio Fasano.
As obras de construção foram concluídas e neste momento os trabalhos incidem na montagem dos equipamentos que chegaram recentemente à ilha.
O centro tem como objectivo oferecer um espaço humanizado para pacientes em fase terminal e representa um avanço na área da saúde para a ilha do Fogo e para a Região Fogo/Brava.
Vai proporcionar “cuidados adequados” para aqueles que estão no fim da vida, oferecendo não só assistência médica, mas também apoio emocional e espiritual, tanto para os pacientes quanto para suas famílias.
O Centro de Cuidados Paliativos Nossa Senhora da Encarnação, o primeiro do género em Cabo Verde, deveria entrar em funcionamento há cerca de três anos, mas a pandemia da covid-19 bloqueou e adiou a conclusão das obras e consequente início do seu funcionamento.
O centro, o quarto no continente africano e o primeiro em Cabo Verde e na Costa Ocidental Africana, é um projecto da Associação de Solidariedade e Desenvolvimento (ASDE), que foi transformada na Fundação Padre Ottavio Fasano, em parceria com a Fundação FARO.
Trata-se de uma organização sem fins lucrativos de Turim (Itália) que, há mais de 30 anos, presta cuidados paliativos de qualidade aos doentes e às suas famílias, diminuindo o sofrimento físico e existencial daqueles que já só esperam a morte.
O centro dispõe de seis quartos, enfermaria, consultório, farmácia, sala de chá, lavandaria e cozinha e está localizado nas proximidades do Hospital Regional São Francisco de Assis.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments