O Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, promove na sexta-feira,21, uma sessão cultural para assinalar o Dia Internacional da Língua Materna, em uma conversa com vários convidados nas suas instalações.
Ana Josefa Cardoso, Charlie Mourão, Dulce Pereira, Adelino Barros, Sidney Delgado e Érica Silva vão compor a mesa da sessão cultural denominada “Uma conversa na ragas di língua cabo-verdiana: Os jovens e a escrita em crioulo de Cabo Verde”.
De acordo com informação do CCCV, o evento com início marcado para às 18:30, contará também com a participação Fernando Jorge Mendes, autor do livro “Na Ragas di Bu Petu”.
“A conversa tem como ponto de partida o livro ‘Na Ragas di Bu Petu - Kuzas di Korason’, que espelha a relação do autor, ‘Rapazin di Munisa’, heterónimo de Fernando Jorge Mendes, com o encanto da cultura e da vivência de Cabo Verde nas singularidades da herança crioula”, explicou o CCCV.
A conversa vai ser conduzida pelo autor do livro, o cabo-verdiano do interior do concelho de Santa Cruz, que veio para Portugal frequentar o curso profissional de Contabilidade no Porto, tendo posteriormente frequentado o curso de Contabilidade e Administração Pública.
“Descobriu a poesia quando chegou a Portugal e começou a sentir saudades de casa, mais concretamente da mãe. Foi nessa altura que começou a transmitir para o papel todo sentimento que lhe ia na alma. Depois de ter começado a estudar o crioulo, ganhou ainda mais paixão pela poesia e a escrita na língua materna”, explicou a mesma fonte.
Em 2016, Fernando Jorge Mendes fez parte da antologia “Versus na Kriolu” e em 2024 lançou o seu primeiro livro de poesias, escrito em crioulo de Cabo Verde, a que deu o nome de “Na Ragas di Bu Petu, Kuzas di Koraso”", uma forma de homenagear a mãe que lhe ensinou as coisas do coração.
O Dia Internacional da Língua Materna, assinalado a 21 de Fevereiro, foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês) com o objectivo de promover a consciencialização sobre a diversidade linguística e cultural entre as diferentes nações e promover o multilinguismo
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments