A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, participa no Fórum de Epidemias de Dakar, que decorre quinta-feira na capital senegalesa, a convite do presidente do Instituto Pasteur de Dakar (IPD) que celebra 100 anos de existência, foi hoje anunciado.
O evento, que marca o ponto alto das celebrações do centenário do IPD, tem como objectivos discutir a implementação da estratégia de vigilância integrada em África, analisar a sustentabilidade do financiamento para preparação e respostas aos surtos em países de baixa média renda, bem como medidas contra as epidemias.
O fórum também abordará assuntos regulatórios harmonizados e questões de cadeia de suprimentos e ainda a partilha de experiências e perspectivas do IPD sobre a vigilância regional e preparação para as pandemias.
“Espera-se com este fórum promover a criação de uma rede de especialistas que una a vigilância integrada com respostas a surtos e criação de medidas contra epidemias em África”, lê-se numa nota governamental.
Filomena Gonçalves irá participar de um painel ministerial durante este fórum, intitulado “Como financiar as epidemias preparando as respostas dos países de baixa e média renda”.
O fórum, que já vai na sua terceira edição, reúne ministros de saúde de vários países africanos, líderes globais, especialistas em bio-manufatura, representantes de organismos internacionais, académicos e da sociedade civil.
O Instituto Pasteur de Dakar é o laboratório de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) na sub-região Oeste Africana e tem sido um parceiro importante de Cabo Verde na confirmação dos diagnósticos diferenciados de várias doenças, incluindo covid-19 e dengue.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments