quinta-feira, 21 novembro 2024

A ATUALIDADE

FAO compromete-se apoiar Cabo Verde com assistência técnica e mobilização de recursos para erradicação da pobreza extrema

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Escritório Sub-regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) comprometeu-se hoje apoiar Cabo Verde a alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2026 com foco na erradicação da pobreza extrema.

A garantia foi dada pela representante da FAO em Cabo Verde, Ana Touza, ao presidir à abertura da reunião anual da equipa multidisciplinar da FAO na África Ocidental, que ocorre durante quatro dias, na cidade da Praia, sob o lema “Sinergia entre os actores: por uma proteção social dinâmica para reforçar a resiliência e garantir a segurança alimentar e nutricional na África Ocidental”.

De acordo com a representante, a organização dispõe-se a auxiliar com assistência técnica e mobilização de recursos para melhorar as políticas públicas e a sua implementação, com foco na erradicação da pobreza extrema.

Na matéria de gênero, avançou que a FAO tem privilegiado cada vez mais a temática nos programas e projectos promovendo o empoderamento das mulheres, com o objectivo de contribuir para a redução da pobreza, criação de empregos, segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade económica social e ambiental.

É por isso, que nesta linha, realçou, a FAO Cabo Verde solicitou à coordenação regional para que a protecção social, a priorização dos sistemas e políticas inclusivas no âmbito de estratégias integradas de desenvolvimento rural e agroalimentar fosse o foco do encontro.

O intuito, assinalou, é reforçar a inclusão económica das populações pobres e vulneráveis, especialmente as mulheres e jovens, citando que essas preocupações estão inseridas no quadro de programa da organização para Cabo Verde no período 2023-2027.

Ana Touza disse que no final do programa, espera-se que mais pessoas estejam habilitadas e tenham maior acesso a uma nutrição segura, inclusiva e equitativa, baseada em sistemas de produção alimentar locais, resilientes ao clima e promovendo soluções inovadoras e sustentáveis baseadas na natureza.

“Cabo Verde, enquanto pequeno estado insular em desenvolvimento, é um dos países mais vulneráveis do mundo devido a uma série de factores climáticos e não climáticos, enfrentando um risco enorme de catástrofes dispendiosas relacionadas com o clima”, caraterizou, pedindo aposta forte, abrangente e coordenada para mitigar os efeitos das alterações climáticas.

O coordenador sub-regional e representante da FAO no Senegal, Robert Guei, por sua vez, enalteceu as iniciativas do Governo de Cabo Verde com a transformação do sistema agroalimentar e a protecção social.

Uma aposta, enfatizou, que tem sido um modelo para a sub-região, e proporciona aos países um ambiente propício para discussão e troca de experiência na área.

A África Ocidental, frisou, tem enfrentado desafios ligados às alterações climáticas e desigualdade, sublinhando que a deterioração da insegurança alimentar e a desnutrição aguda continuam motivo de preocupação.

O relatório do Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo (SOFI) revelou, segundo Robert Guei, que 16 por cento (%) da população da África Ocidental, ou seja, cerca de 70 milhões de pessoas estão subnutridas, enquanto 270 milhões, correspondendo a 61,4%, foram classificadas moderadas quanto à insegurança alimentar grave.

Robert Guei alertou que a pobreza e a fome estão concentradas nas zonas rurais onde a subsistência, o rendimento das famílias e a segurança alimentar dependem fortemente da agricultura.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 17 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 16 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 15 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos