quinta-feira, 07 novembro 2024

E ECONOMIA

São Vicente: Aprovado orçamento da câmara municipal com acréscimo de 51 mil contos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
 

O orçamento da Câmara Municipal de São Vicente para 2025 foi  esta sexta-feira aprovado na nona sessão da Assembleia Municipal e deverá ter um acréscimo de 51 mil contos derivados de propostas da UCID.

A votação, que decorreu na tarde de hoje, teve como resultados nove votos a favor do Movimento para a Democracia (MpD, poder), quatro do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) e ainda oito abstenções, sendo sete da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) e um do Movimento Independente Más Soncente (MIMS), ambos também da oposição.

 A proposta de orçamento inicial era de 1.200.000.000 (Um milhão e duzentos mil contos) para 2025, após a autarquia passar dois anos a funcionar em duodécimos.

Mas, durante a discussão na plenária, a UCID resolveu fazer algumas propostas que aumentaram mais 51 mil contos ao montante.

O líder da bancada do partido assegurou serem subsídios para fortalecer o documento e resolver problemas da ilha.

Entre as sugestões, Jorge Fonseca apontou para a necessidade de regularização da situação de todos os 2.500 funcionários da edilidade, e, por outro lado, pediu a retirada dos 10 mil contos destinados a empréstimos de pequeno porte.

Na proposta apresentada pela UCID também se sugeriu que o montante destinado à reabilitação de casas, inicialmente de 35 mil contos, aumente para 50 mil contos.

Mais Jorge Fonseca instou a câmara municipal a disponibilizar um total de 15 mil contos para a construção do campo de Ribeirinha e 25 mil contos para a reabilitação dos vários recintos desportivos.

As propostas foram aceites tanto pelo executivo, como também pelos outros partidos e terminaram efectivadas com a votação do orçamento, que deverá depois ser refeito para a inclusão das mudanças.

Uma aprovação que teve alguma contestação dos partidos da oposição, durante o depoimento de voto, mas ainda permitiu que o funcionamento da edilidade seja feita pela próxima equipa camarária sem regime de duodécimos, que trouxe nos últimos dois anos vários constrangimentos ao município.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Braga Maria Cobom di Nona
28 days 18 hours

Desta forma não vamos ter estabilidade na saúde na região Fogo/Brava.

D. G. WOLF
1 month 5 days

A auto-ajuda é o refúgio dos falhados.

João Mendes
1 month 9 days

Estamos a assistir a um hediondo crime apoiado pela América

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos