quinta-feira, 21 novembro 2024

E ECONOMIA

São Vicente: Aprovado orçamento da câmara municipal com acréscimo de 51 mil contos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
 

O orçamento da Câmara Municipal de São Vicente para 2025 foi  esta sexta-feira aprovado na nona sessão da Assembleia Municipal e deverá ter um acréscimo de 51 mil contos derivados de propostas da UCID.

A votação, que decorreu na tarde de hoje, teve como resultados nove votos a favor do Movimento para a Democracia (MpD, poder), quatro do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) e ainda oito abstenções, sendo sete da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) e um do Movimento Independente Más Soncente (MIMS), ambos também da oposição.

 A proposta de orçamento inicial era de 1.200.000.000 (Um milhão e duzentos mil contos) para 2025, após a autarquia passar dois anos a funcionar em duodécimos.

Mas, durante a discussão na plenária, a UCID resolveu fazer algumas propostas que aumentaram mais 51 mil contos ao montante.

O líder da bancada do partido assegurou serem subsídios para fortalecer o documento e resolver problemas da ilha.

Entre as sugestões, Jorge Fonseca apontou para a necessidade de regularização da situação de todos os 2.500 funcionários da edilidade, e, por outro lado, pediu a retirada dos 10 mil contos destinados a empréstimos de pequeno porte.

Na proposta apresentada pela UCID também se sugeriu que o montante destinado à reabilitação de casas, inicialmente de 35 mil contos, aumente para 50 mil contos.

Mais Jorge Fonseca instou a câmara municipal a disponibilizar um total de 15 mil contos para a construção do campo de Ribeirinha e 25 mil contos para a reabilitação dos vários recintos desportivos.

As propostas foram aceites tanto pelo executivo, como também pelos outros partidos e terminaram efectivadas com a votação do orçamento, que deverá depois ser refeito para a inclusão das mudanças.

Uma aprovação que teve alguma contestação dos partidos da oposição, durante o depoimento de voto, mas ainda permitiu que o funcionamento da edilidade seja feita pela próxima equipa camarária sem regime de duodécimos, que trouxe nos últimos dois anos vários constrangimentos ao município.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 20 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 19 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 18 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos