quarta-feira, 02 julho 2025

E ECONOMIA

Lisboa: PM quer Bolsa de Valores como motor de modernização

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Tornar a Bolsa de Valores de Cabo Verde num dos motores principais de modernização e competitividade das empresa no país. Este é um dos desafios lançados terça-feira em Lisboa, pelo primeiro ministro, José Maria Neves, durante a apresentação da renovada instituição bolsista.

Perante algumas dezenas de economistas e empresários, o primeiro ministro, destacou o esforço que Cabo Verde está a fazer, neste momento de crise, para que o déficit não ultrapasse os 3%, referindo a importância em assegurar a estabilidade cambial e a necessidade de "transformar o país num centro internacional de prestação de serviços."

Sobre a Bolsa de Valores de Cabo Verde, José Maria Neves, manifestou a sua confiança "no conselho de administração muito jovem e competente", afirmando que "o país quer empresas modernas e competitivas".

Neste contexto, a bolsa de valores é um pilar importante do desenvolvimento económico do arquipélago, tendo o governante admitindo que Cabo Verde pode crescer este ano 5%, numa altura em que se verifica igualmente um aumento das remessas enviadas pela comunidade de emigrantes.

Apesar do tom optimista da sua intervenção, José Maria Neves não deixou de reconhecer os tempos de crise e os problemas do tecido económico caboverdiano, "mas temos conseguido mitigar a situação apostando na modernização das infraestruturas do país".

Em 2007, a Bolsa de Valores de Cabo Verde emitiu as primeiras obrigações, tendo diversas empresas apostado neste modelo de financiamento, casos do Banco Interatlântico, Tecnicil, Electra ou ASA.

José Maria Neves encontra-se em Lisboa no âmbito das comemorações do "5 de julho", 34 anos da independência de Cabo Verde. Durante a sua estada,o primeiro-ministro contactará diferentes comunidades caboverdenas com destaque para Setúbal, Seixal e Sines.Retour ligne automatique
A celebrar a data, haverá várias activididades, desde conferências a festas estudantis, passando por lançamento de livros, debates e espectáculos ao ar livre. (OL)

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 11 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 17 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 17 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos