domingo, 31 agosto 2025

E ECONOMIA

Antigo presidente do BPN confirma investigação ao Banco Insular

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Abdool Vakil, antigo presidente do BPN confirmou no parlamento português que o Banco de Cabo Verde estava a investigar irregularidades no Banco Insular.

Segundo o antigo presidente do Banco Português de Negócios (BPN), citado pelo jornal português “Público”, Vaz de Mascarenhas pediu-lhe ajuda em Fevereiro de 2008.

Isto porque o Banco Insular (BI) “estava a ser pressionado pelo Banco de Cabo Verde”, uma vez que a diferença entre as dívidas e o capital da instituição era maior do que o permitido.

“Veio falar comigo porque não tinha acabado as diligências com o meu antecessor”, afirmou Abdool Vakil, na comissão parlamentar de inquérito ao caso BPN. Mascarenhas “desbobinou o novelo das operações do Insular”, mas “nunca disse nada da titularidade”, garantiu o empresário.

Apesar do BI não pertencer ao BPN, “só sei que na altura tive que intervir porque ele estava a ser pressionado”, referiu Abdool Vakil.

Recorde-se que, no final de Março, o primeiro-ministro, José Maria Neves, revelou que o Banco de Cabo Verde tinha avisado Portugal das actividades ilegais do BI muito antes do escândalo se tornar público.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Mario
1 day 3 hours

Faça-se o monumento! A história vai agradecer!

Terra
1 day 9 hours

A democracia em Cabo Verde nao existe direitos da liberdade so existe para os políticos? Me disculpa dereito de falar.

Filomena
1 day 20 hours

Oxalá se resolva de uma vez por todas o probkema dos transportes para a Brava. Quem é esse. engracado que vaticinou que ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos