sexta-feira, 29 março 2024

E ECONOMIA

Porto Novo-Planalto Norte: Produtores apostam na modernização das unidades de fabrico de queijo para melhorar qualidade do produto

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A melhoria da qualidade do queijo tradicional (fresco e curado) que se produz no Planalto Norte do Porto Novo, Santo Antão, constitui uma aposta dos criadores de gado dessa localidade, que, apesar da seca, mantêm a produção.

A casa do queijo em Chã de Feijoal, um dos povoados do Planalto Norte, vai ser alvo de obras de melhoramento, projecto já financiado através da cooperação luxemburguesa e que está a cargo da associação “Luz Verde” do Planalto Norte, segundo o líder associativo, António Lima.

Também, está em vias de ser ampliada uma outra unidade de fabrico do queijo nesse planalto, com o objectivo de melhorar a qualidade do produto, bem como a vida das famílias dessa localidade, cuja subsistência depende, essencialmente, de criação de gado.

António Lima, que é, também, produtor do queijo, realça “um excelente trabalho” que tem sido feito nessa localidade no melhoramento e divulgação do conhecido queijo do Planalto Norte, que está “entre os melhores do mundo”.

Apesar da seca, que assola, há dois anos, esse planalto, os criadores têm conseguido manter a produção do queijo, segundo este responsável.

O Planalto Norte do Porto Novo é muito conhecido pelo queijo que produz artesanalmente, com a chancela, desde 2007, de património mundial do gosto e distinguido, em 2017, pela Fundação Slow Food, com a medalha “Slow Cheese Award”. A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

José Anónimo
16 hours 50 minutes

E, porque é que não pedem um parecer aos utentes? Qual é o impacto se um jet-ski provocar um acidente a um banhista?

Meu nome
13 days 19 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
14 days 13 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências