segunda-feira, 30 dezembro 2024

E ECONOMIA

Cabo Verde registou um decréscimo no Índice de Preços do Comércio Externo em Maio de 2019

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas, os preços dos produtos importados diminuíram cerca de 0,3%, em Maio de 2019, valor inferior em 1,3 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior. A taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -2,8% no mesmo período, valor inferior em 1,2 p.p. face ao registado no mês anterior. A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de -2,5%, valor superior em 0,7 p.p. face ao registado no mês anterior.

Índices de Preços da Importação

Ainda de acordo com o INE-CV, em Maio de 2019 Cabo Verde registou um decréscimo em termos de índice de Preço da Importação, que se situou em 104,6, correspondente a 0,3%, relativamente ao mês anterior. Já o índice subjacente na importação registou um decréscimo de 0,5% e o volátil aumentou 0,3% face ao mês anterior.

O aumento de preços na categoria “Combustíveis” (5,7%), justifica-se com a subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (5,7%). Enquanto que as diminuições dos preços mais expressivos ocorreram nas seguintes categorias de grupos: “Bens de Consumo” (-4,6%) que se justifica com a descida dos preços de “produtos alimentares primários” (-1,8%), “Bens Intermédios” (-1,1%), justifica-se, essencialmente, com a descida dos preços de “produtos transformados para a construção” (-3,8%) e “Bens de capital” (-12,5%) justificada pela descida de preços de “máquinas” (-14,9%).

Em Termos homólogos, o índice de preço da importação aumentou cerca de 5,6%, relativamente ao mês de Maio de 2018. Comparativamente ao mesmo período, os índices subjacente e volátil na importação registaram um acréscimo de 3,2% e 12,4%, respetivamente.

Índices de Preços da Exportação

Deve-se ainda ressaltar que no mês de Maio deste corrente ano, o índice de preço nas exportações situou-se em 100,3 correspondendo a um decréscimo de 2,8%, face ao mês anterior. Já os índices, subjacente e volátil na exportação verificados no mesmo período tiveram decréscimos de 3,5% e de 0,9%, respetivamente, face ao mês anterior.

Em termos comparativos, a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações registada em Maio de 2019, situou-se em -1,2%. Comparativamente ao mesmo mês do ano transato, os índices subjacente e volátil na exportação verificaram decréscimos de 0,2% e 3,5%, respetivamente.

Índices de Termos de Troca

O relatório do INE-CV aponta, por outro lado, que no mês de Maio de 2019, registou-se uma diminuição de 2,5% nos índices de termos de troca, comparativamente ao mês anterior. Enquanto que em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 95,9 com uma taxa de variação homóloga negativa de 5,6%.

CL

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

D. G. WOLF
6 days 6 hours

Fazer árvore genealógica dos outros é o refúgio de um falhado.

D. G. WOLF
7 days 1 hour

Volta, Leâo Vulcão. Estás perdoado.

Carlos Reis
14 days 1 hour

Faz sentido isso? O dinheiro compra quase tudo mesmo. Uma vergonha US.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos