sábado, 02 agosto 2025

C CULTURA

Dia da Mulher Africana: Mulheres africanas realçam sentimento de acolhimento em Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Mulheres de diferentes nacionalidades africanas que vivem em Cabo Verde destacaram hoje, Dia Internacional da Mulher Africana, o sentimento de acolhimento que encontraram no país, apesar dos desafios diários do trabalho informal.

 

“Apesar das dificuldades, sinto-me bem. Só precisamos deixar de ser perseguidos e ter mais apoio para trabalhar com dignidade”, acrescentou a guineense Mariama Cissé, que vive em Cabo Verde há 7 anos.

 

Em conversa com a Inforpress, várias entrevistadas, afirmaram sentir-se parte da sociedade cabo-verdiana, apesar dos desafios diários especialmente no trabalho informal, como venda ambulante.

“Cabo Verde acolheu-nos de braços abertos, as pessoas são respeitosas, e convivemos bem com os vizinhos” disse, Ramatulay Sadio, uma senegalesa residente em Cabo Verde há mais de 10 anos.

A maioria delas chegou ao país em busca de melhores condições de vida, e encontrou em Cabo Verde empatia e amizade, conforme relataram, e muitos aprendem o crioulo, e veem os filhos crescendo integrados na cultura local.

Contudo, segundo essas mulheres, “nem tudo é fácil”, algumas trabalham como vendedoras ambulantes, e relatam dificuldades com a fiscalização municipal.

“Apesar das dificuldades, sinto-me bem. Só precisamos deixar de ser perseguidos e ter mais apoio para trabalhar com dignidade”, acrescentou a guineense Mariama Cissé, que vive em Cabo Verde há 7 anos.

Por outro lado, mulheres cabo-verdianas também reflectiram sobre o significado da data, considerando que “ser mulher africana é ser batalhadora, lutadora, e isso é motivo de alegria e orgulho”, conforme manifestou Maria Cabral.

Acrescentou, no entanto, que ainda há muito a ser feito, sublinhando que as mulheres precisam ser mais valorizadas, e o país precisa combater de forma mais firme a violência baseada no género.

O Dia da Mulher Africana, celebrado a 31 de Julho, foi instituído em 1962, durante a Conferência das Mulheres Africanas em Dar-es-Salaam, Tanzânia, com o objectivo de homenagear as conquistas e a luta das mulheres africanas, além de promover a igualdade de género e o desenvolvimento social, económico e cultural do continente.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Djoblas
22 hours 28 minutes

Em CV o chamado estado de direito não existe. É só fantochada. Senhores da lei, metam a viola no saco e procurem dar músi ...

Observador
1 day 4 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

figo
1 day 6 hours

O que esse marmanjo na foto tem a vêr com a notícia ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos