quinta-feira, 21 novembro 2024

C CULTURA

Santo Antão: Público “radiante” com a estreia da peça Problema de Família II pela companhia teatral Juventude em Marcha – realizador

Votos do utilizador: 2 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O actor e realizador Jorge Martins, da companhia teatral Juventude em Marcha, enalteceu, sexta-feira à noite, a qualidade do espectáculo que foi a estreia da peça Problemas de Família II, que, a seu ver, deixou "o público radiante".

No final da actuação desta companhia no espaço da Aldeia Cultural Nós Raiz, na cidade do Porto Novo, Jorge Martins explicou à imprensa que esta produção surgiu a partir de “um repto lançado pelo próprio público” que queria rever as personagens da peça Problemas de Família I.

O público, segundo este actor e realizador, ansiava ver o desfecho do drama vivido pela família de Urbin, senhor Antone, Marilena e kumped Inocense, personagens de destaque da obra Problemas de Família I, produzida há mais de 30 anos. 

O espectáculo desta sexta-feira, que encheu o espaço da Aldeia Cultural Nós Raiz, foi para já “um ensaio”, uma vez que “há ainda muita coisa para melhorar” em relação à obra Problemas de Família II, que mostra que, apesar das dificuldades, as famílias se devem manter “unidas e viver com dignidade”, explicou Jorge Martins.

“Mas foi um espectáculo de qualidade, todos os actores estiveram em bom plano, depois de apenas um mês de ensaio que foi muito exigente”, notou.

A companhia teatral Juventude em Marcha celebra a 25 de Março, o quadragésimo aniversário e, nesses quarenta anos, o seu foco foi preservar e promover a cultura cabo-verdiana através do teatro, conforme ainda o líder deste grupo, o mais antigo de Cabo Verde em actividade.

Jorge Martins avançou que o propósito da Juventude em Marcha é “continuar a propagar a cultura cabo-verdiana aos quatro quadrantes do mundo”.    

A peça Problemas de Família I foi a primeira produção da companhia teatral Juventude adaptada ao cinema.

Rabo da Bruxa, Dilema, Preço de Um Contrabando, Órfãos do Penedo, Partilha das Almas e Canjana são os outros filmes produzidos até agora por Juventude em Marcha.

A obra “Pinha ma Kentei” será a próxima obra a ser adaptada ao cinema por esta companhia teatral.

No quadro das comemorações dos seus 40 anos, três actores deste grupo teatral vão ser hoje condecorados pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativa com a entrega da Medalha de Mérito Cultural do primeiro Grau.

Ainda inserido nas actividades comemorativas do quadragésimo aniversário de Juventude em Marcha, estão agendados, este sábado, o desfile do grupo de Carnaval Monte Sossego, São Vicente, na cidade do Porto Novo, e um baile de conjunto com os Ferro Gaita e os Tubarões, além de outros artistas e grupos musicais.

As celebrações vão prosseguir além-fronteira a partir de Maio, com mais uma digressão a vários países europeus.

 

A Semana com Inforpress

23 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 22 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 21 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 19 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos