quinta-feira, 21 novembro 2024

C CULTURA

Artistas de nove países na maior feira de música em Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Onze artistas de nove países vão juntar-se a outros 15 cabo-verdianos para a 10.ª edição do Atlantic Music Expo (AME), a maior feira de música do arquipélago, que este ano homenageia os fundadores, anunciou hoje a organização.

Os artistas foram apresentados em conferência de imprensa, na cidade da Praia, por Augusto Veiga, diretor-geral do AME, evento cultural com uma vertente profissional que acontece de 01 a 04 de abril.

De Cabo Verde, vão atuar nos palcos montados no centro histórico da capital Gabriela Mendes, Kátia Semedo, Elly Paris, Gerson Spencer, Quarteto Ano Nobu + 1, Sisal, Zubikilla Spencer, Maura, Manu Reis, Sté Mandela, Primitive, George Tavares, Berlock, Dj Saramawashi e Dj Axel.

A estes juntam-se 11 artistas e grupos estrangeiros: Giuliano Gabriele (Itália), Ana Setton, Camila Reis e Dend (Brasil), Brown Rice Family (Japão/Estados Unidos), Luís Caracol e Dj Danykas (Portugal), Klaudio Hoshai (Angola), Jocelyn balou et Borumba (RDCongo), Insólito Universo (Venezuela) e Le.Panda (Canadá).

São ainda esperados na capital cabo-verdiana jornalistas de 17 nacionalidades e produtores de 23 países diferentes, entre eles, e pela primeira vez, uma delegação da Jordânia, avançou o diretor.

A organização vai homenagear nesta edição os fundadores, em 2013, da maior feira internacional de música do arquipélago, entre eles o atual Presidente da República, José Maria Neves, que era primeiro-ministro na altura, e o atual primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, então presidente da Câmara Municipal da Praia.

Também vão ser homenageados o antigo e o atual ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa e Abraão Vicente, respetivamente, bem como patrocinadores, parceiros técnicos e órgãos de comunicação social.

“Achamos que é nosso dever homenagear os precursores do projeto”, explicou Gugas Veiga.

Além das atuações em quatro palcos, no Plateau, centro histórico da Praia, o AME vai ter a tradicional feira de produtos cabo-verdianos, workshops e conferências sobre temas como a sustentabilidade dos eventos culturais e a formalização do setor artístico.

O diretor adiantou que este ano o AME teve um recorde de candidaturas de 43 países, mostrando a “mesma pujança” do evento em 2019, antes da suspensão de dois anos devido à pandemia da covid-19.

“Sentimos que vai ser uma edição muito boa”, previu Gugas Veiga.

A 10.ª edição do AME tem um orçamento de 21 milhões de escudos (190 mil euros).

O evento foi assumido em 2018 pela Associação Cabo Verde Cultural (ACVC), após a saída do Ministério da Cultura de Cabo Verde.

A feira de música antecede ao Kriol Jazz Festival (KJF), organizado pela Câmara Municipal da Praia (CMP) e pela produtora Harmonia.

 

A Semana com Lusa

13 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 20 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 19 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 17 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos