quinta-feira, 21 novembro 2024

C CULTURA

Maio: Artista plástico Tutu Sousa expõe pela primeira vez na ilha e promove residência artística

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O artista plástico Tutu Sousa realiza este sábado a sua primeira exposição na ilha, intitulada “Sol, vento son e mar” e promove paralelamente residência artística.

Em conversa com a Inforpress, o artista começou por explicar que a sua vinda à ilha se deve a um convite formulado pela organização Sete Sóis Sete Luas, com a qual vem colaborando há oito anos.

O artista plástico adiantou que o tema da mostra está relacionado com a vida quotidiana da ilha, pelo que nos onze quadros está patente um pouco da realidade maiense, sendo a pesca um sector com muita expressividade, bem como a música, a extracção do sal, a olaria, e algumas outras actividades com muita tradição.

Tutu Sousa,  que está na ilha para também realizar uma residência artística, durante a qual disse ter partilhado a sua experiência com os alunos de EBO em diferentes localidades, sublinhando que o que mais lhe marcou foi ter a possibilidade de trabalhar com alunos da vila da Calheta, onde acabaram por utilizar material local.

“Então,  deixei o desafio às crianças de continuarem a utilizar a conxa para pintarem, em vez de estarem a utilizá-las apenas para ornamentarem as ruas”, apelou.

Aquele artista aventou também a possibilidade de ajudar algumas escolas com materiais de pintura, destacando que em algumas localidades é visível a carência de materiais para as crianças desenvolverem as suas habilidades artísticas.

Referente à exposição, que terá a duração de um mês, Tutu Sousa disse que caso houver necessidade de prolongar o evento, está disponível para tal, desde que solicitado pela entidade organizadora.

Considera, por outro lado, que a ilha reúne todas as condições para realização de residência artística em diversos ramos da cultura, uma vez que ali reina a “tranquilidade e a amabilidade” das pessoas, embora exista aina carência de materiais.

Aliás, informou que alguns jovens da ilha, que estão a dar os primeiros passos na pintura, quiseram ter um momento de conversa e troca de ideias com ele, o que mereceu toda a sua disponibilidade, visto que na sua agenda de deslocação à ilha também constava essa possibilidade.

O entrevistado da Inforpress disse, por outro lado, que em termos de arte de rua, a ilha ainda está praticamente “virgem”, realçando que existem vários murais que podem ser preenchidos com manifestações que catereterizam a ilha.

Tutu Sousa nasceu a 16 de Dezembro de 1974, em São Vicente, mas vive na cidade da Praia desde os seus 2 anos de idade. Fez, em Lisboa, em 1996, o curso de Edição Eletrónica para Artes Gráfica, tendo frequentadoou vários workshops de arte senegalesa.

Autodidata no domínio da pintura e da escultura, no seu percurso, contam-se várias exposições individuais e colectivas em várias ilhas de Cabo Verde, e em alguns países europeus, nos EUA e em Macau / China, para além de realização de dezenas de pinturas de murais e decorativas como nos Aeroportos Internacionais Nelson Mandela, na Cidade da Praia e Amílcar Cabral, na Ilha do Sal, na Cidade Fort France em Martinica.

Foi nomeado Embaixador urbano pela ONU em 2017 pelos trabalhos realizados em prol das cidades. Homem do ano 2017 na Gala Somos Cabo Verde, distinguido com o prémio “África is more” em 2019. Autor do projecto Street Art intitulado “Filhos do Mar” em Terra Branca – Praia 2020/2021.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 23 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 22 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 20 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos