quinta-feira, 23 maio 2024

C CULTURA

Assomada: Pintor congolês Elsie Mafouta expõe várias obras no âmbito do programa “Cores de Verão”

Votos do utilizador: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Durante uma semana (a partir desta segunda-feira 22 até 29 de agosto), o pintor congolês Elsie Mafouta vai estar em Assomada, no âmbito do programa “Cores de Verão”.Uma iniciativa que conta com um conjunto de atividades, desde uma exposição de 22 pinturas, a ter lugar na Zona Pedonal, bem como outras produzidas ao vivo.

Segundo gabinete de comunicação e imagem da câmara municipal, o programa contempla ainda a execução de uma pintura mural (em local a designar), de 2 metros de altura sobre o ecossistema, e um workshop para jovens interessados na arte pictural.

"Natural de Brazzaville, Elsie Mafouta entrou no mundo das artes plásticas através do desenho, uma habilidade natural que cedo se manifestou. Mas foi em Cuba, no final dos anos 80 e início da década de 90, que Elsie aprendeu a pintura neorealista ao lado do Mestre El Chino, no Centro Artístico La Victoria, na Ilha da Juventude", llê-se no comunicado remetido a este jornal.

O ducmento descreve que, durante a sua estada em Cuba, Elsie Mafouta participou em várias atividades, como exposições de pintura e ilustrações em jornais e livros.

Atualmente, o artista pinta com um estilo próprio, a que chama “Melodia das Cores” e onde se destacam a mulher e a fauna.

"Desde o início dos anos 2000 até hoje, Elsie tem participado em várias exposições coletivas e temáticas em vários países, como Burkina Faso, Brasil, França, Cote d’Ivoire e Congo", acrescenta a mesma fonte.

Desde 2016, o artista escolheu Cabo Verde como terra de residência, onde criou o evento pan-africano “Caravana Bantu”, um intercâmbio cultural que acontece todos os anos. E já expôs no Palácio da Cultura Ildo Lobo, em São Vicente e Santo Antão, conclui a nota que vimos citando.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

liketerra
1 day 15 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Fred
2 days 16 hours

Sr Chefe E essas lojas que vendem bebidas e que os bêbados gritam para incomodar pessoas.. Vida saudável ???

rocha
7 days 9 hours

Em Cabo Verde e mesmo tchakota todos saonsaco da mesma******?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências