quinta-feira, 21 novembro 2024

C CULTURA

Covid-19: Ligações marítimas e aérea inter-ilhas retomadas esta quarta-feira

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As ligações aéreas e marítimas entre as ilhas, que estavam suspensas por mais de três meses devido à pandemia da covid-19, foram hoje retomadas com uma série de medidas e “precauções redobradas” de controlo sanitário.

Segundo escreve a Inforpress, o director dos Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV), Luís Quinta, explicou que para esta quarta-feira estão previstos três destinos: Praia/Sal às 07:00, Praia/São Nicolau às 12:15 e Praia/São Vicente às 14:35.

Conforme noticia a Inforpress, o responsável da ex-companhia Binter Cabo Verde, assegurou que a taxa de ocupação tem variado com destinos a 50, 60 e 80%, realçando que a rota Praia/São Vicente está completamente cheia.

“Os voos internacionais ainda não estão abertos, portanto, tem tido um impacto grande no nosso número de passageiros a nível de emigrantes, de turistas e de profissionais que queiram fazer trabalho em Cabo Verde, e contamos que em Agosto já comece a aumentar mais a procura”, declarou.

Segundo informações disponibilizadas no ‘site’ da Cabo Verde Interilhas (CV Interilhas), para esta quarta-feira está prevista a ligação Praia /Maio a partir das 07.00.

Com a retoma das ligações aéreas e marítimas inter-ilhas, os passageiros que queiram sair das ilhas de Santiago e do Sal terão que apresentar testes rápidos de covid-19 com resultados negativos, refere a notícia avançada pela Inforpress.

Segundo a mesma fonte, na última sexta-feira, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou que essa medida insere-se no quadro das medidas restritivas que o Governo vem adoptando para diminuir os riscos de propagação e contágio do vírus, tendo sublinhado que as viagens serão tomadas com “precauções redobradas” de controlo sanitário.

De acordo com o chefe do Governo, um conjunto de medidas foram atempadamente aprovadas, nomeadamente o uso obrigatório de máscaras, medição de temperatura, higienização e formulário de vigilância sanitária, assim como os portos e os aeroportos, as transportadoras aéreas e marítimas estão sujeitas a “rigorosas medidas” de segurança sanitária, escreve a Inforpress.

As ilhas de Santiago e do Sal são consideradas actualmente com elevada transmissão comunitária, pelo que foi introduzida medida adicional de exigência de testes rápidos.

Inforpress explica que, segundo o Governo, as pessoas que se deslocam de Santiago ou do Sal para outras ilhas, tem que apresentar no ‘check-in’ teste de despiste da covid-19, com resultado negativo, efectuado nas 72 horas que antecedem a viagem.

Segundo a mesma notícia,  o executivo de Ulisses Correia e Silva garante que condições estão criadas para que testes sejam realizados em todas as delegacias de saúde dessas duas ilhas, evitando a deslocação de pessoas a um único centro.

Cabo Verde regista um total de 1.779 casos acumulados de covid-19, dos quais 850 recuperados. O País contabiliza 19 óbitos, dois doentes foram transferidos para os seus países e tem neste momento 908 casos activos da doença.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 22 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 21 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 20 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos