O Conselho das Finanças Públicas (CFP) cabo-verdiano prevê que a economia do arquipélago possa crescer até 5,8% em 2025, num parecer divulgado esta segunda-feira sobre a proposta de Orçamento do Estado (OE).
“O CFP mantém uma previsão mais otimista [que o Governo], apontando que a economia poderá crescer até 5,8 % em 2025, impulsionada pela dinâmica de setores-chave como turismo, administração pública e comércio”, lê-se no documento divulgado hoje.
A proposta do OE 2025 do Governo ainda não foi divulgada, mas, segundo o parecer do CFP, as previsões de crescimento em volume do Produto Interno Bruto (PIB) do executivo andam entre 3,8% (cenário adverso), 4,8% (cenário normal) e 5,3% (cenário favorável).
A previsão do órgão consultivo para 2025 é também mais otimista que as do Banco de Cabo Verde (5,4%) e Fundo Monetário Internacional (FMI) (4,7%), refere-se no documento.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) estima que a economia cabo-verdiana se tenha expandido em 5,1% durante 2023 (dados preliminares), refletindo o desempenho do setor do turismo, concentrado em duas das nove ilhas do arquipélago (Sal e Boa Vista).
No primeiro trimestre deste ano, o INE estima que tenha havido um incremento homólogo de 10,2%, graças a novo empurrão do turismo, levando a taxa de crescimento trimestral para lá das estimativas de fecho de ano.
Quanto à inflação, a previsão do CFP aponta para 2,2% em 2025, mais pessimista que a previsão do Governo contida na proposta do OE 2025 (1,7%) e do que os valores indicados pelo banco central (1%) e FMI (2%).
Em termos gerais, o parecer do CFP endossa as previsões macroeconómicas do Governo para o Orçamento do Estado de 2025, considerando que “são prudentes e alcançáveis”.
O órgão consultivo foi criado pela lei de bases do Orçamento do Estado, justificado com a necessidade de haver uma avaliação independente à política orçamental.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments