sexta-feira, 22 novembro 2024

Bruxelas autoriza vacinação de adolescentes contra Mpox após recomendação do regulador

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Comissão Europeia autorizou hoje a vacinação de adolescentes, cidadãos entre os 12 e os 17 anos, contra o mpox, na sequência de uma recomendação feita na quinta-feira pela Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Em comunicado, o executivo comunitário anunciou que autorizou a vacinação de adolescentes.

A EMA recomendou alargar a vacinação ao mpox a adolescentes na sequência de uma investigação que comparou a resposta imunitária de 315 adolescentes com a de 211 adultos e concluiu que “é semelhante”.

“Desse modo, é possível concluir que a vacina irá produzir em adolescentes efeitos de proteção semelhantes aos que tem nos adultos”, sustentou a EMA.

O mpox é uma doença transmitida a pessoas por animais, “nomeadamente roedores, mas também pode espalhar-se entre pessoas”, acrescenta a agência.

As primeiras 100.000 doses da vacina contra o vírus mpox disponibilizadas pela União Europeia (UE) chegaram no início de setembro à República Democrática do Congo.

Em simultâneo estão previstas mais 315.000 vacinas provenientes de Portugal, Espanha, Alemanha, França, Malta, Luxemburgo, Croácia, Áustria e Polónia, número que poderá ser superior, com outros Estados-membros que eventualmente queiram participar neste esforço conjunto.

As vacinas serão dadas ao Centro para Prevenção e Controlo de Doenças de África (África CDC) para distribuir pelos principais países mais afetados por este surto.

Também no início de setembro, durante uma audição no Parlamento Europeu, a diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) revelou que o risco para a população dos países da União Europeia (UE) "é baixo".

“É preciso clarificar uma coisa, o mpox não é o próximo covid-19”, assegurou Pamela Rendi-Wagner.

Reconhecendo que “o tamanho do surto em África pode ser muito maior”, por falta de informações credíveis, a diretora do ECDC [Centro Europeu de Prevenção de Doenças] sustentou que os vírus do mpox e o SARS-CoV-2 se “espalham de maneiras diferentes, têm riscos completamente diferentes e também há uma vacina eficaz” para o mpox.

“Não era esse o caso em 2020 quando começou a pandemia da covid-19”, completou.

A também antiga diretora-geral de Saúde Pública da Áustria recordou que o único caso registado da estirpe que está a propagar-se em África foi em Estocolmo, de uma pessoa que tinha viajado para uma das áreas naquele continente que estavam a ser afetadas pelo surto.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
10 days

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 23 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 22 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos