A matriarca da família Santos, Maria Ana Fernandes Santos, carinhosamente conhecida por “Bibia”, celebra hoje o seu centésimo aniversário.
Natural da pitoresca localidade de Ribeira de Duque, interior do concelho da Ribeira Grande, Bibia recordou que teve uma infância marcada pela perseverança e amor à família.
Em declarações à Inforpress, Bibia expressou com nostalgia o sonho que a acompanhou ao longo dos anos: aprender a ler e escrever.
E, apesar de nunca ter concretizado esse desejo, Bibia afirmou que vê a sua trajectória de vida como um testemunho de dedicação e gratidão.
“Tinha dois irmãos que estudaram e na altura também tive a oportunidade, mas optei por não seguir esse caminho. Hoje, se há algo que gostaria de ter feito, seria aprender o alfabeto e escrever o meu nome”, revelou.
Para Bibia, esse desejo pode parecer modesto para alguns, mas representa um profundo anseio de conexão com o mundo e uma forma de auto-expressão que sempre quis alcançar.
Nascida a 03 de Setembro de 1924, Bibia recordou que cresceu num ambiente simples ao lado dos pais e dos irmãos.
Desde jovem, segundo a mesma fonte, destacou-se pelo seu espírito empreendedor.
Para ajudar a sustentar a família, Bibia disse que começou a vender hortaliças de porta em porta nas localidades de Ponta do Sol e Ribeira Grande.
Com o tempo, casou-se e tornou-se comerciante na cidade da Ribeira Grande. Dessa união nasceram oito filhos – dois homens e seis mulheres.
Bibia sente-se orgulhosa de ter incentivado todos os seus filhos a estudarem e valoriza a forma como a vida os direccionou.
“A vida me presenteou com momentos de felicidade, desafios que me fortaleceram e pessoas que proporcionaram as experiências mais significativas. Peço a Deus que continue a abençoar-me com saúde e força para aproveitar cada novo dia”, concluiu.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments