terça-feira, 22 outubro 2024

Parceria Mundial para a Educação apoia Cabo Verde com 4,6 ME

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A Parceria Mundial para a Educação e o Fundo das Nações Unidas para a Infância anunciaram esta segunda-feira um apoio de 4,6 milhões de euros para melhorar a qualidade e o acesso à educação na primeira infância em Cabo Verde.

"Nos próximos cinco anos, vamos apoiar com um montante de cinco milhões de dólares [4,6 milhões de euros] investimentos no pré-escolar e também no fortalecimento do ensino básico", afirmou o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Cabo Verde, David Matern, na Praia, à margem do lançamento de um programa de apoio à reforma educativa prioritária no arquipélago.

O programa é financiado pela Parceria Mundial para a Educação, juntamente com o Unicef, na expectativa de que o financiamento ajude as crianças a acederem ao pré-escolar, para o país "criar uma base mais forte, mais robusta de capital humano", disse.

O ministro da educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz, que presidiu à cerimónia de hoje, disse que o financiamento vai servir para reestruturar o pré-escolar na ótica da universalização.

"Em primeiro lugar, [estará] a capacitação dos educadores de infância e dos professores do ensino básico no primeiro ciclo", referiu.

O programa inclui também a criação de materiais didáticos e lúdicos para o ensino pré-escolar, fortalecimento de parcerias com as câmaras municipais e organizações da sociedade civil, no sentido de melhorar as condições dos jardins de infância para que os alunos com necessidades especiais possam aceder e ter todos os cuidados necessários.

"Reconhecemos que temos pela frente o desafio da reestruturação do ensino pré-escolar, numa perspetiva da universalização de acesso, de qualificação dos processos pedagógicos, de eliminação das barreiras de acesso e correção das disparidades territoriais e sociais", sublinhou Amadeu Cruz.

Para o ministro, ao resolver estes desafios, o país estará a criar bases "para garantir que todas as crianças com quatro ou cinco anos possam frequentar os jardins-de-infância e realizar plenamente as aprendizagens previstas, de preparação para o ingresso no ensino básico obrigatório".

A Parceria Global para a Educação é uma parceria multilateral que visa fortalecer a educação global.

Organizada pelo Banco Mundial, dedica-se exclusivamente ao financiamento da educação nos países em desenvolvimento.

 

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Braga Maria Cobom di Nona
13 days 1 hour

Desta forma não vamos ter estabilidade na saúde na região Fogo/Brava.

D. G. WOLF
21 days 4 hours

A auto-ajuda é o refúgio dos falhados.

João Mendes
25 days

Estamos a assistir a um hediondo crime apoiado pela América

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos