segunda-feira, 11 agosto 2025

Segurança Social cabo-verdiana contraria banco central e reafirma transparência

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Todo o procedimento foi objetivo, transparente, ponderado e do conhecimento atempado de todos os bancos, tanto que, no primeiro leilão, todos os convidados manifestaram interesse e participaram no procedimento”, anunciou o INPS em comunicado.

A segurança social diz-se disposta ao diálogo, mas ressalva que está vinculada por lei “à rentabilização dos seus fundos, como uma das formas de salvaguardar a proteção social, designadamente, o pagamento de pensões”.

O Banco de Cabo Verde (BCV) defendeu na sexta-feira que sejam anulados os leilões por falta de transparência, dando razão às queixas da maioria dos bancos participantes no processo, em dezembro.

Segundo o regulador, podia ainda haver riscos para os “principais indicadores prudenciais de alguns bancos”.

Entretanto, o Governo cabo-verdiano anunciou hoje que, face às recomendações do banco central, pediu um contraditório ao INPS. 

“Uma vez recebido, vamos tomar decisões, seja com o ajustamento" para continuar os leilões, seja com “responsabilização” da própria gestão da instituição, afirmou o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, na Praia, em conferência de imprensa.

A Semana com Lusa

09 de Março de 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
5 days 4 hours

O Carlos Fias, que tem dado a cara ás balas, é que vsi ser o nosso futuro Presidente da Camara da Praia?

Rosana
6 days 7 hours

Freud já explicava: quando o ego é frágil e o pénis é pequeno, vêm os impulsos de destruição. Trump manda submarinos ...

jorge lopes
6 days 12 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos