segunda-feira, 11 agosto 2025
×

Alerta

Joomla\CMS\Cache\Storage\FileStorage::_folders Método JFolder: :delete: - O Caminho não é uma pasta. Caminho: [ROOT]/cache/page

Joomla\CMS\Cache\Storage\FileStorage::_deleteFolder Método JFolder: :delete: - Não foi possível eliminar a pasta. Caminho: [ROOT]/cache/page

São Vicente: BCN tem como meta tornar-se no “melhor banco comercial” do país - presidente

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Luís Vasconcelos declarou este desiderato em conferência de imprensa para apresentação dos resultados financeiros e operacionais relactivos a 2024.

Num ano em que devido a toda a dinâmica de negócios, foram oficialmente reconhecidos pelo Banco de Cabo Verde (BCV), o banco central, como o terceiro banco de maior importância sistémica do país e ainda receberam o galardão de Melhor Banco cabo-verdiano pela instituição internacional International Bankers.

Duas distinções que, segundo a mesma fonte, convergem e dão esperanças para a meta traçada de se tornarem no “melhor banco comercial” de Cabo Verde. 

O administrador executivo, Carlitos Fortes, também presente na conferência de imprensa, frisou este objectivo de longo prazo e afiançou que vai ser alcançado através da particularidade de serem um banco 100% cabo-verdiano e com actividades desenvolvidas totalmente no território nacional.

“Queremos ser distinguidos pelos cabo-verdianos como o melhor banco”, reiterou Carlitos Fortes.

Como planos futuros, o presidente do BCN disse que pretendem dinamizar ainda mais a parte de negócios, melhorar a qualidade de atendimento e o número de agências e fazer uma “forte aposta” no digital para facilitar o acesso da nova geração e também da diáspora.

Aliás, segundo a mesma fonte, caminham a passos largos para se transformarem num “banco tendencialmente digital”.

Relativamente aos resultados de 2024, o BCN teve um resultado líquido de 719 milhões de escudos, o que representa um aumento de 27% em relação a 2023, o “melhor resultado de sempre”, regozijou-se Luís Vasconcelos.

O negócio cresceu 20%, sendo que a margem financeira aumentou 16%, resultados derivados, realçou o presidente, das sinergias do Grupo Impar, principal accionista do banco.

Por outro lado, os capitais próprios do banco aumentaram para mais de cinco milhões de escudos, a carteira de crédito bruta, de acordo com informações de Luís Vasconcelos, teve um aumento de 10% e os recursos dos clientes cresceram 11%.

Dados que permitiram ao BCN crescer 10 pontos em relação a 2023, se posicionando como o terceiro banco do país.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
5 days 3 hours

O Carlos Fias, que tem dado a cara ás balas, é que vsi ser o nosso futuro Presidente da Camara da Praia?

Rosana
6 days 7 hours

Freud já explicava: quando o ego é frágil e o pénis é pequeno, vêm os impulsos de destruição. Trump manda submarinos ...

jorge lopes
6 days 11 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos