segunda-feira, 24 fevereiro 2025

Maio: MpD critica orçamento da câmara municipal “muito aquém dos desafios da ilha”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em conferência de imprensa, o coordenador do Movimento para a Democracia (MpD) no Maio, Adilson Cardoso, considerou que o orçamento para o ano económico de 2025 não corresponde aos desafios da ilha, destacando uma redução de investimentos por parte do documento. 

“Estamos perante um dos mais baixos orçamentos dos últimos anos e que não traz nenhuma novidade (...). Podemos verificar uma redução de investimentos superior a 30 mil contos, comparativamente aos investimentos realizados no ano anterior”, apontou.

Na contramão do orçamento aprovado, segundo a mesma fonte, há um aumento de despesas da autarquia com a contratação de 40 novos trabalhadores que, na perspectiva da Comissão Política Concelhia do MpD, trata-se de uma “irresponsabilidade tremenda”.  

“O actual executivo optou por aumentar as despesas com o pessoal, num montante superior a oito mil contos, optando por contratar quase 40 novos trabalhadores, sendo que só do sector do saneamento está prevista a contratação de 30 funcionários”, referiu Adilson Cardoso, apontando o pagamento de favores políticos na origem das contratações. 

No que toca ao plano de actividades, o MpD voltou a acusar o executivo de copiar os projectos da câmara anterior, acusando a actual equipa de "falta de compromisso e seriedade", além de “enfeitar” o plano com “propostas irreais” que, segundo a mesma fonte, não constam do orçamento municipal.  

Para finalizar, a Comissão Política Concelhia do MpD questiona se a actual equipa, liderada pelo PAICV, consegue dar seguimento às obras e projectos em execução, como a requalificação da zona Shell, obras no mercado de peixe e matadouro municipal, centro multiuso de Pilão Cão e os parques infantis de Alcatraz e Cascabulho.

Conforme disse o coordenador do MpD, "há um sentimento generalizado" no seio da população do Maio de que se está perante "uma liderança muito fraca, despreparada e vingativa". 

Os instrumentos de gestão da Câmara Municipal do Maio foram aprovados na semana passada com votos favoráveis do PAICV e contra do MpD, sendo que o orçamento municipal ultrapassa os 274 mil contos. 

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Analista Cololo
6 days 16 hours

A grande questão aqui é a dualidade de critérios quando se trata da proteção de dados e segurança nacional. Se países ...

Analista Cololo
7 days 19 hours

Prezado Emerson, estás a confundir o povo brasileiro com o cabo-verdiano ou achas que esta farsa digital é uma epidemia uni ...

Analista Cololo
7 days 19 hours

O FMI a dar lições sobre transportes a Cabo Verde é como um pirómano a sugerir medidas de prevenção de incêndios. O me ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos