A cantora cabo-verdiana Jacqueline Fortes comemora neste mês 50 anos de carreira, que serão assinalados em um espectáculo hoje, no baile de emigrantes, no Mindelo.
A cantora chega aos 50 anos de carreira com seis gravações e temas que marcaram época, especialmente "Marid exemplar”, composição da autoria de Manuel d´Novas.
Um tema, que como a mesma confirmou em entrevista à TCV, está presente em todas as suas actuações e não será diferente no baile de emigrante, realizado hoje, no Clube do Castilho.
No seu repertório também se inclui ainda o “Professorinha” e “Viagem de costa” e várias outras músicas também muito conhecidas em São Vicente, ilha dos pais.
Jacqueline Fortes nasceu há 70 anos, em Senegal, filha de pais cabo-verdianos, e foi em 1979 que conheceu Cabo Verde pela primeira vez e actuou com o grupo “Kings” em dois espectáculos.
Apesar de muito conhecida, não dedicou à sua vida toda à parte artística, tanto que a partir da década de 90, a música foi colocada em segundo plano, a favor da família.
Algo que a artista disse não lamentar, mas que acredita ter acontecido por falta de manager para dar mais promoção à sua carreira.
Mesmo assim, Jacqueline Fortes é uma das vozes mais apreciadas em Cabo Verde, e com álbuns gravados com a direcção de grandes nomes da música cabo-verdiana como Luís Morais e Paulino Vieira.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments