O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista anunciou nesta terça-feira, em conferência de imprensa, que a 32.ª edição do Festival da Praia de Cruz vai ter entrada gratuita.
Questionado sobre esta decisão o autarca Cláudio Mendonça afirmou que “o município não tem vocação de receitas para ganhar dinheiro, mas sim de estar ao serviço da população”.
Cláudio Mendonça acrescentou que “a autarquia está para a música, servir a comunidade da Boa Vista, os agentes musicais e todos aqueles que amam o desenvolvimento da cultura e da economia da ilha”.
Justificou que este ano o festival vai ser em modo aberto com entrada gratuita para receber o maior número de pessoas, nos dias 23 e 24 de Agosto, e o facto de ser grátis vai promover ainda mais a circulação da economia da ilha e vai haver cobertura dos meios de comunicação com transmissão para a população que não pode ir e também para a diáspora.
Segundo o mesmo o alinhamento do festival procurará o máximo possível harmonizar os estilos e variedades dos cantores e músicos de diferentes ilhas e países que vão receber e levar a população da Boa Vista nos dois dias de festa que já está acostumada com a realização de “bons festivais”.
Cláudio Mendonça assegurou que todas as condições já estão praticamente criadas, o palco já está no final de instalação, o som também já está na ilha pronto para ser instalado, a segurança já está devidamente acautelada com a Polícia Nacional (PN).
A nível do saneamento o autarca apelou ao bom senso de todos os que vão estar no festival, para sujarem menos e colaborarem para manter a praia sempre limpa onde se vai conviver nos dois dias e que façam o menor uso possível de garrafas por segurança e pelo ambiente.
Quanto à acessibilidade, transito e estacionamento informou que a equipa técnica da câmara municipal já está a tratar juntamente com a PN, que os quiosques e barracas também já estão prontos, pelo que se está, efectivamente, com condições prontas para iniciar.
“A preparação do Festival da Praia de Cruz é um grande esforço do município da Boa Vista e de toda a equipa da câmara municipal para que se tenha uma boa actividade”, disse ainda o autarca que conta com a colaboração dos agentes musicais Rash Prodution e Zack Live e apoio de outros parceiros não só monetariamente mais com serviços.
Cláudio Mendonça referiu os constrangimentos do transporte entre ilhas que “afecta, negativamente, qualquer festival em Cabo Verde” em particular neste momento impacta o festival da Boa Vista, afirmando que o transporte aéreo é a maior preocupação embora estejam em contacto com as transportadoras.
Mas garantiu que não vão repetir mais a história do ano passado pois aprenderam com os erros e este ano acautelaram muito cedo a questão da logística para não afectar tanto como no ano passado, havendo a possibilidade, se for necessário, fazer voos extras a autarquia também vai acautelar isso.
O orçamento da câmara municipal para o festival é cerca de 20 mil contos, mais tudo pode alterar para mais ou para menos consoante a dinâmica, mas o autarca acrescentou que também é preciso fazer o cálculo de quanto se ganha com o festival.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments