terça-feira, 01 julho 2025

A ATUALIDADE

Espetáculo "Morabeza em Lisboa" homenageia música e músicos de Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A música de Cabo Verde vai ser celebrada hoje, dia 30, no espetáculo "Morabeza em Lisboa", no teatro Capitólio, com músicos como Nancy Vieira, Dani Silva, Cremilda Medina, Cristina Clara, Leonel Almeida, Armindo Tito e Kady, entre outros artistas.

Os músicos Sara Tavares e Bana serão homenageados a título póstumo, com a entrega da Medalha de Mérito Cultural de Lisboa às respetivas famílias, pelo presidente da autarquia, Carlos Moedas, e o cantor Dani Silva também receberá a medalha de mérito cultural da cidade durante o espetáculo, conforme o alinhamento anunciado pela Câmara Municipal.

"Morabeza em Lisboa", que se apresenta como "cerimónia de celebração e homenagem à música e músicos de Cabo Verde", recorda expressões locais como o funaná, a morna e a coladera, que entraram pela vida da capital portuguesa e influenciaram gerações através de compositores e intérpretes como Titina Rodrigues, Bana, Cesária Évora, Sara Tavares, Celina Pereira e Dani Silva, Francisco Xavier da Cruz (B.Leza), Manel de Novas, Dionísio Maio, Faria Junior e Baptista Dias.

Ao longo do espetáculo serão ouvidas canções e temas instrumentais vindos desses autores como "Traz d'Horizonte" e "Velocidade", por Nancy Vieira, "Catatau" e "Cise", de homenagem a Cesária, por Cristina Clara, "Nho Manel", por Leonel Almeida, "Tunga Tunguinha", por Mario Marta, "Mar Azul" e "Carnaval de S. Vicente", por Cremilda Medina, "Cabo Verde na coração" e "Ponto de Luz", um dos maiores êxitos de Sara Tavares, por Kady, e "dam bo", também de Sara Tavares, por Hilar.

O segmento final do espetáculo incluirá vários temas interpretados por Dani Silva, como "Cumpad mantin", "Nha Mudjer", "Lua" e "Crioula de S. Bento", culminando com o funaná "Sol de manhã", de Paulino Vieira, com todos os cantores em palco.

"A música de Cabo Verde, marcada por uma exuberante diversidade de ritmos e estilos, é um reflexo vibrante da herança cultural intrincada do arquipélago", lê-se na apresentação de "Morabeza em Lisboa", que adota a expressão de atenção, afabilidade, delicadeza e gentileza, que provém do crioulo.

"Titina Rodrigues, Bana, Cesária Évora, Sara Tavares, Celina Pereira e Dani Silva desempenharam papéis fundamentais na difusão dessas melodias além-mar, especialmente em Lisboa, onde muitos estabeleceram residência", lê-se no texto da folha de sala, que recorda "a interpretação autêntica da coladeira e da morna" por Titina, a música de "Bana, o aclamado 'Rei da Morna', [que] elevou as melodias nostálgicas a novos patamares", e Cesária Évora, "a inesquecível 'Diva dos Pés Descalços', [que] conquistou fama internacional com sua voz singular e emotiva", constituíndo-se como "um ícone da música cabo-verdiana".

Sara Tavares, "com sua fusão de influências tradicionais e contemporâneas", e Celina Pereira, com as "valiosas contribuições educacionais e musicais, enriqueceram a cena musical lisboeta", assim como Dani Silva, que "trouxe uma abordagem inovadora e moderna aos sons de Cabo Verde, consolidando a presença e a influência da música cabo-verdiana tanto na capital portuguesa quanto no cenário global".

A direção artística do espetáculo é do regente e pianista Humberto Ramos, à frente de uma banda composta por Djudjuty (cavaquinho), Emilio Lobo (bateria), Jair de Pina (percussão), Vaiss Dias (guitarra), Luciano Vasconcelos (baixo), Daniel Vinagre (saxofone), João Vinagre (trompete) e Tó Barbosa (violino).

O início de "Morabeza em Lisboa" está marcado para as 21:00 desta terça-feira, no teatro Capitólio, em Lisboa.

 

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
4 days 9 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
4 days 14 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
4 days 14 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos