sábado, 28 junho 2025

A ATUALIDADE

×

Alerta

Joomla\CMS\Cache\Storage\FileStorage::_deleteFolder Falha a eliminar 7279841658489a6b61126cfd856c0159-cache-page-ac393fc06efe29f05502eb7fdca165ca.php

Faleceu “mister” Djédji fundador e mentor da Escola de Preparação Integral de Futebol (EPIF)

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Faleceu hoje, na Cidade da Praia, José Maria Lobo, mais conhecido por Djédji, fundador da Escola de Preparação Integral de Futebol (EPIF), responsável pela formação, nas últimas décadas, dos melhores futebolistas cabo-verdianos.

 

 

«O sucesso da EPIF e do trabalho desenvolvido pelo mister Djédji, como é carinhosamente chamado pelos seus pupilos, é notório pelo percurso de jogadores como Stopira, Zé Luís, Platini Babanco, Jovane Cabral, Patrick Andrade e Kuca, todos internacionais cabo-verdianos».

 

 

Durante mais de 30 anos, Djédji, que faleceu no Hospital Universitária da Praia, trabalhou com a formação de jovens, com o objectivo de promover a prática do desporto, a capacitação e a reinserção de crianças e de jovens em situação difícil.

Na sua página de facebook, amigos e familiares deixam mensagens de consternação, considerando, como escreveu Danielson Barros, dirigente dos Travadores, que faleceu “um dos maiores dinamizadores” do futebol cabo-verdiano.

O sucesso da EPIF e do trabalho desenvolvido pelo mister Djédji, como é carinhosamente chamado pelos seus pupilos, é notório pelo percurso de jogadores como Stopira, Zé Luís, Platini Babanco, Jovane Cabral, Patrick Andrade e Kuca, todos internacionais cabo-verdianos.

A EPIF foi fundada em Julho de 1990 por José Maria Ramos Lobo (mister “Djedji”) e Diego Caballero, a fim de promover a prática do desporto, a formação e a reinserção das crianças e dos jovens em situação difícil.

De uma Associação foi transformada numa Fundação e actualmente trabalha com perto de 200 crianças e jovens oriundos de diversos meios sociais, prosseguindo com a sua missão e seus objectivos de estimular e preparar as crianças e os jovens para a actividade futebolística.

Ao longo desses anos, a EPIF tem trabalhado na formação desportiva e participado em diversas competições, conquistando vários troféus, destacando-se tanto pelos resultados competitivos, como pelo elevado sentido de disciplina e fair play.

A Fundação Escola de Preparação Integral de Futebol (FEPIF) tem como objectivo primordial o desenvolvimento do desporto, a sua prática e o seu emprego como ferramenta de equilíbrio social, a protecção de menores em Cabo Verde sem esquecer da sua preparação para uma vida digna, bem como a igualdade de géneros.

 

A Semana com Inforpress

 

16 de fevereiro 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
2 days 6 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
2 days 11 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
2 days 11 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos