terça-feira, 01 julho 2025

A ATUALIDADE

Hipismo/Fogo: Morreu a égua Passadinha destaque nas competições de hipismo em Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A égua Passadinha, de cinco anos, pertencente ao proprietário Arlindo Lopes faleceu na madrugada de hoje, na ilha do Fogo, após enfrentar problemas de saúde nos últimos dias.

A morte da égua Passadinha, que abalou a comunidade equestre da ilha e os admiradores, foi confirmada por José Gonçalves Alves, tratador de cavalos do Clube Hípico Monte Barro, mas não avançou com possíveis causas.

Passadinha chegou à ilha do Fogo em Abril de 2022, há dois anos e seis meses, e rapidamente se destacou nas competições de hipismo com conquista cinco títulos (primeiro classificado) no intervalo de dois anos.

Entre suas vitórias mais notáveis estão o 1º lugar nas festas de São Filipe 2024, bicampeã da corrida de Heróis Nacionais (São Filipe), segundo lugar nas festas de São Filipe 2023 e por duas vezes segundo classificado nas festas do município dos Mosteiros, 2023 e 2024.

A égua Passadinha brilhou em competições fora da ilha do Fogo e foi bicampeã na prova de hipismo do Município da Praia (2023 e 2024) e se destacou em outras corridas, como na corrida de cavalos do município do Sal onde conquistou o segundo lugar em 2024.

Com um “currículo impressionante”, Passadinha deixa um legado marcante no cenário do hipismo na ilha do Fogo e em Cabo Verde e será lembrada como uma “competidora de excelência e uma verdadeira campeã”.

Para os amantes do hipismo, a égua Passadinha foi um dos cavalos mais conhecidos em Cabo Verde, sobretudo na ilha do Fogo e tornou-se “uma verdadeira lenda” nas competições devido ao seu desempenho superior e consistência em conquistar vitórias.

Há dois anos, recorda-se, após a primeira fase da corrida de cavalos das festas de São Filipe 2022 (27 de Abril) quatro cavalos (Foguete, Vulcão, Brazão e América Dreams) que participaram da prova de hipismo morreram e apesar da Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) ter realizado recolhas de amostras para testes até hoje não se conhece os resultados.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 5 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 10 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 10 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos