As primeiras eleições para os órgãos nacionais da Ordem dos Psicólogos de Cabo Verde realizam no domingo, 20, nas três assembleias de voto distribuídas pela Praia, São Vicente e ilha do Sal, com apenas um candidato à liderança.
A presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Psicólogos de Cabo Verde (CIOPCV), agora comissão eleitoral, Denise Oliveira Centeio, avançou hoje à Inforpress que serão elegidos na assembleia geral, a direcção nacional e o bastonário, neste caso o candidato Daniel Lopes, o conselho fiscal e o conselho jurisdicional.
As três mesas de voto estarão a funcionar na Escola de Capelinha, na Fazenda, na Cidade da Praia, na Escola Secundária Jorge Barbosa, em São Vicente, e na Biblioteca Municipal de Espargos, no Sal.
Conforme explicou, os colegas que se encontram fora desses círculos eleitorais podem exercer o seu direito de voto por correspondência, e para este efeito a comissão envia os elementos em tempo regular estipulado.
Denise Oliveira Centeio explicou ainda que as eleições deveriam acontecer em Outubro de 2023, mas, devido a falta de verbas, a comissão não teve condições de avançar com o processo e que as eleições vão ser realizadas agora com recurso ao montante disponibilizado pelo Ministério da Saúde nos primeiros dois meses, após assinatura do protocolo.
“Portanto estamos a realizar as eleições e ainda assim continuamos a ultrapassar as mesmas dificuldades anteriormente. Com o valor que nós recebemos, conseguimos a mobilização do pessoal porque até então não tinha sido possível um encontro cara a cara”, disse, realçando que a equipa tem feito “malabarismos” com o valor recebido no início do ano.
A presidente da CIOPCV apelou ao esforço e envolvimento dos colegas em manifestação ao respeito pelo acto eleitoral, agradecendo, por conseguinte, o trabalho “incansável e empenhada” da equipa que compõe a comissão para concretizar as primeiras eleições.
A lei que cria a Ordem dos Psicólogos de Cabo Verde foi aprovada no dia 26 de Março de 2021, a lei nº 128/IX/2021, aprovando o respectivo estatuto, com a sua instalação estipulada em dois anos.
A Ordem é uma organização pública dos licenciados em Psicologia que exercem a profissão de psicólogo e possui caráter jurídico desfrutando de independência científica, disciplinar, administrativa, financeira e regulamentar.
Tem como missão conservar e promover a ética, bem como as conjunturas científicas, técnicas e sociais de prática da profissão de psicólogo.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments