quinta-feira, 03 julho 2025

A ATUALIDADE

Praia: Bancada do MpD preocupada com “desastroso desempenho” da câmara no saneamento básico

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A bancada do Movimento para a Democracia (MpD) na Assembleia Municipal da Praia manifestou esta segunda-feira preocupação com o “desastroso desempenho” da Câmara Municipal no domínio do saneamento básico, nos últimos cinco anos.

O sentimento foi expressado em conferência de imprensa pelo porta-voz da bancada, Esmael Teixeira, para quem a cidade capital tem sido marcada por “políticas falhadas, decisões opacas e pela total ausência de uma visão estratégica para um sector sensível como o saneamento”.

“Como exemplo gritante deste negligente e desastrosa desempenho, destacamos a aquisição, no final de 2022, de seis camiões de lixo oriundos da Holanda, com mais de uma década de uso, 11 e 12 anos de vida, num processo de ajuste directo, sem concurso público, sem visto do Tribunal de Contas e sem deliberação da câmara e muito menos da Assembleia Municipal”, indicou.

Para o porta-voz da bancada da oposição na Assembleia Municipal da Praia, esta aquisição constitui um “verdadeiro atentado à transparência”, que custou aos cofres municipais cerca de 55 mil contos, lembrando que os referidos camiões se encontram todos parados por estarem “obsoletos e inoperacionais”.

Perante este alegado “falhanço”, o eleito municipal do MpD afirmou que a autarquia tem recorrido a viaturas de marca Toyota Dina adaptadas de forma improvisada para a recolha de resíduos sólidos, acusando ainda a autarquia de acumular dívidas de centenas de contos aos proprietários dessas viaturas.

“Com a desorganização e falta de cultura organizacional, para não dizer desleixo, tenta com muita teimosia, passar a responsabilidade para o Governo”, criticou Esmael Teixeira, sublinhando que as questões relativas à higiene e à limpeza urbana são "sem sombra de dúvidas, competências municipais".

O porta-voz do MpD alertou que as falhas nas políticas de saneamento não se limitam à saúde pública, mas que reflectem também na economia, desincentivam o turismo, afugentam investimentos estrangeiros e prejudicam a reputação internacional de Cabo Verde.

“Durante as nossas visitas aos bairros da capital, constatámos situações críticas nas zonas de Fonton, Cobon e Várzea, onde há valas abertas, lixo acumulado e má gestão sanitária criam focos de risco para a saúde pública”, lamentou, realçando que estes bairros representam cerca de 90% das condições objectivas para uma eventual reintrodução de epidemias de paludismo e dengue.

O MpD diz ainda estranhar a recente solicitação da Câmara Municipal ao Ministério da Saúde para a aquisição de equipamentos no valor de 69 mil contos, quando o orçamento municipal de 2025 já prevê um investimento de 110 mil contos em saneamento básico.

Diante deste cenário, a bancada do MpD apelou ao presidente da câmara da Praia para que demonstre “um compromisso inequívoco com a saúde pública e o bem-estar dos munícipes” tomando “medidas concretas e urgentes para garantir a salubridade da cidade”.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
6 days 19 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
7 days

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
7 days 1 hour

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos