terça-feira, 01 julho 2025

A ATUALIDADE

Pequim descreve comentários de Rubio sobre massacre de Tiananmen como um “ataque”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A China descreveu hoje como “um ataque” deliberado os comentários do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que disse que o mundo “nunca esquecerá” a repressão sangrenta dos manifestantes na Praça Tiananmen, em 1989.

As “observações erróneas” de Rubio “distorcem maliciosamente os factos históricos, atacam deliberadamente o sistema político e o percurso de desenvolvimento da China e constituem uma grave interferência nos assuntos internos da China”, afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Lin Jian, em conferência de imprensa.

“A China manifesta a sua profunda insatisfação e opõe-se firmemente a estes atos. Enviámos um protesto solene à parte norte-americana”, acrescentou.

Em 04 de junho de 1989, após várias semanas de manifestações que exigiam maiores liberdades políticas, as tropas e tanques do Exército chinês reprimiram os manifestantes que ocupavam pacificamente a Praça Tiananmen, em Pequim.

O número de mortos na sequência da repressão militar desse dia não é exato e varia entre centenas e milhares, consoante a fonte.

Desde então, o Partido Comunista Chinês tem feito todos os esforços para apagar qualquer menção pública a esta repressão.

Marco Rubio disse que “o mundo nunca esquecerá” a repressão de Tiananmen, mesmo que Pequim “esteja a tentar ativamente censurar os factos”.

“Neste dia, prestamos homenagem à coragem do povo chinês, que foi morto quando tentava exercer as suas liberdades fundamentais, e àqueles que continuam a ser perseguidos por procurarem justiça e a verdade sobre os acontecimentos de 04 de junho de 1989”, afirmou Rubio, em comunicado.

“No que diz respeito à agitação política do final dos anos 80, o Governo chinês há muito que chegou a conclusões claras”, reagiu Lin Jian.

“O caminho do socialismo chinês é a escolha da história e do povo, (...) é totalmente apoiado por todo o povo chinês e amplamente reconhecido pela comunidade internacional”, assegurou.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 4 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 9 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 9 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos