quarta-feira, 23 abril 2025

A ATUALIDADE

Porto Novo: Cimpor confirma pretender produzir cimento em Cabo Verde cujas reservas actuais são de 500 mil toneladas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Cimpor conformou esta quarta-feira pretender produzir cimento pozolânico em Cabo Verde, cujas actuais reservas de pozolanas são de 500 mil toneladas numa área de exploração de 108 hectares.

A propósito da notícia de que a indústria de pozolanas deve ser retomada dentro de três a quatro meses, o director de relações corporativas e públicas da Cimpor, João Pereira de Faria, confirmou que a empresa pretende produzir cimento pozolânico em Cabo Verde, informando que as actuais reservas de pozolanas são de 500 mil toneladas, numa área de exploração de 108 hectares (equivalente a 108 campos de futebol).

Conforme apurou a Inforpress, a indústria de pozolanas em Santo Antão, Cabo Verde, está em vias de ser retomada para a satisfação dos munícipes que têm estado a pedir o relançamento da cimenteira.

O parceiro estratégico escolhido pelo Governo para o relançamento das pozolanas, a empresa portuguesa Cimpor, está a criar as condições com vista à abertura, entre os meses de Junho e Julho, da unidade de produção do cimento pozolânico. 

Num recente encontro entre a equipa camarária e a empresa Cimpor, ficou a garantia de que a indústria será retomada ainda neste semestre ou, o mais tardar, até Julho deste ano, gerando dezenas de postos de trabalho.

A Cimpor possui com o Governo um contrato de concessão de exploração da fábrica de pozolanas do Porto Novo, assinado em 2023, que consiste na operacionalização da cimenteira do Porto Novo no decurso de 2025.

A Cimpor prometeu investir 340 mil contos nesta indústria através de uma nova unidade de produção.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
4 days 22 hours

Mesmo abuso de poder a dois meses eles me cobrou 38 000$00 e aqua nao tinha por dois semana e ninguém estava na casa foi rec ...

JCF
5 days 7 hours

Os aeroportos são, por definição, lugares de chegada e acolhimento. Em Cabo Verde, tornaram-se palcos de exclusão silenci ...

Terra
6 days 13 hours

So agora tem lei para coitados mais nao ha para os politicos onde esta decreto casa de banho publico e agua Nho meste bay jun ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos