A Fundação Maio Biodiversidade (FMB) anunciou, esta quarta-feira, o registo do primeiro ninho de tartaruga Caretta Caretta na ilha do Maio, um fenómeno que chama atenção por ocorrer fora da época de desova.
O ninho foi registrado no domingo, 16, numa das praias do Parque Natural do Norte do Maio, e, de acordo com uma nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, trata-se de um registro “sem precedentes”, que normalmente acontece em Junho.
Na nota enviada à Inforpress, a fundação avança que o fenómeno, fora de época, pode estar ligado aos impactos das alterações climáticas, pelo que destacou a necessidade do “reforço urgente” na monitorização desta e de outras espécies de tartarugas marinhas.
Num cenário de desafios globais que ameaçam a biodiversidade, a FMB destacou que em 2025 continuará com seu compromisso de pesquisa e protecção das espécies de tartarugas, garantindo um modelo de conservação participativo e sustentável.
O ninho notado este domingo, conforme a mesma fonte, só foi registado devido à resposta rápida da comunidade local, aliada ao trabalho da fundação no envolvimento da população na protecção dos recursos naturais da ilha, refere a fonte deste jornal.
Terms & Conditions
Report
My comments