quarta-feira, 06 agosto 2025

A ATUALIDADE

Porto Novo ganha infra-estruturas da pesca no âmbito do projecto Terra Azul

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Porto Novo está em vias de ganhar algumas infra-estruturas no domínio das pescas no âmbito do projecto Terra Azul, co-financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e pelo Ministério do Mar.

O coordenador do Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI), um dos promotores do projecto Terra Azul, que está a ser implementado nas ilhas de Santo Antão e São Vicente, destacou a criação dos centros de processamento e de valorização do pescado, que se vão situar na cidade do Porto Novo e no Tarrafal de Monte Trigo, respectivamente. 

O pacote de infra-estruturas previstas para Porto Novo inclui igualmente a criação de uma plataforma para tratamento e secagem do pescado no Tarrafal de Monte Trigo.

Em relação ao centro de processo do pescado, que vai funcionar no antigo mercado de peixe, Adriano Palma, que falava durante o fórum "Abastecer as ilhas: Profissionalização e organização em rede das associações do sector primário”, anunciou para próxima semana o arranque das obras de remodelação do espaço.

Quando ao centro de valorização do pescado no Tarrafal de Monte Trigo, o espaço já está pronto para receber os equipamentos.  

Durante o fórum, numa iniciativa do CERAI e da Associação dos Amigos da Natureza, os líderes associativos do sector primário, representantes institucionais e especialistas estiveram a debater estratégias de profissionalização e de actuação em rede.

O fórum, que se insere no âmbito do projecto Terra Azul, teve como objectivo “promover o debate a favor de uma maior profissionalização das associações do sector primário e envolve líderes associativos do sector primário nas ilhas de intervenção.

O projecto, que prevê um investimento de 70 mil contos nas pescas em Santo Antão e São Vicente durante dois anos, consiste, além da transformação do pescado, na criação de plataformas de secagem do pescado, visando a melhoria das condições de higiene e de valorização do produto.

Este projecto tem como parceiros as câmaras municipais das duas ilhas, entre outras instituições públicas, têm como objectivo geral o fortalecimento da segurança alimentar, a resiliência e a igualdade de oportunidades nas ilhas de Santo Antão e São Vicente.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Djoblas
4 days 18 hours

Em CV o chamado estado de direito não existe. É só fantochada. Senhores da lei, metam a viola no saco e procurem dar músi ...

Observador
5 days 1 hour

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

figo
5 days 3 hours

O que esse marmanjo na foto tem a vêr com a notícia ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos