O Presidente da República cumpre esta terça-feira o segundo dia de visita a Santo Antão, com uma deslocação a Tarrafal de Monte Trigo para conhecer as iniciativas no âmbito do projecto Terra Azul.
Este projecto, que abarca as ilhas de Santo Antão e São Vicente, é promovido pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN) e pelo Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e tem o financiamento da Cooperação Espanhola e do Ministério do Mar.
O projecto Terra Azul prevê um investimento de 70 mil contos nas pescas em ambas as ilhas durante dois anos, contemplando, além da transformação do pescado, ainda a criação de plataformas de secagem do pescado nas comunidades piscatórias, visando a melhoria das condições de higiene e de valorização do produto.
Durante o dia de hoje, José Maria Neves desloca-se ainda ao Planalto Norte, onde visita obras de conservação ambiental e o parque natural de Tope de Coroa, além de projectos de empoderamento das mulheres.
O chefe de Estado está a realizar uma “Presidência Aberta” em Santo Antão, com duração de uma semana, uma oportunidade para debater com os santantonenses os principais desafios que se colocam ao poder local, a esta ilha e ao país, explicou à imprensa.
Nesta segunda-feira, o Presidente da República defendeu a necessidade de se empreender “um processo de descentralização muito mais arrojado” em Cabo Verde, defendendo mais poderes e mais recursos para as ilhas.
"Precisamos, como de pão para a boca, ter um processo de descentralização muito mais arrojado", notou.
Na quarta-feira, José Maria Neves estará na Ribeira Grande.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments