Às escolas de Ribeira Seca, Renque Purga e de Achada Fazenda foram hoje atribuídos nomes, considerando este acto como o reconhecimento do legado e o trabalho desempenhado pelos respectivos patronos.
A Escola de Ribeira Seca recebeu o nome de António Correia Afonso, a de Renque Purga passa a ser chamada de Escola Manuel da Graça Freire e a escola de Achada Fazenda que é a sede do Agrupamento 1 passa a ser chamada de Escola João Monteiro.
Os actos de descerramento das placas foram feitos por diversas entidades locais, membros do Governo, dos familiares, comunidade educativa e amigos.
Em declarações à imprensa, o director nacional da Educação, Adriano Moreno, considerou que este é “um momento importante” para o ministério da Educação, na medida em que se está a fazer uma reforma profunda do sistema educativo, que passa não só pela reformulação dos currículos, mas também pelo processo de infra-estruturação das escolas.
Desde 2016, realçou, o Governo já investiu cerca de dois milhões de contos na infra-estruturação das escolas, para ter espaços melhores, mas também estão no processo de humanização das escolas, que passa por atribuir um nome às escolas com pessoas que foram “importantes” para o sistema educativo e que agora é hora do ministério reconhecer.
Moreno ressaltou que o intuito é fazer a ligação com a comunidade, com pessoas, professores ou não, que em algum momento foram importantes na vida destas escolas e assim fazer esta singela homenagem.
Igualmente, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, enalteceu este acto, considerando-o nobre e avançou que a autarquia santa-cruzense sempre defendeu um dia para cada escola, no sentido de permitir à câmara municipal apoiar melhor e estar mais perto de cada uma das escolas.
Conforma justificou, no Dia do Natal ou Dia das Crianças é preciso apoiar todas de uma vez e muitas vezes não se consegue alcançar todas as escolas ou estruturas da educação para visitas nestes dias, daí, dedicar um dia a cada escola, onde fosse possível promover reflexões e a educação, “seria uma medida viável”, ciente de que isto não é da competência do Poder Local.
Quanto aos homenageados, realçou que são figuras que no passado deram um grande contributo e hoje o município está a colher frutos da sementeira que essas figuras fizeram nos seus tempos, que era muito difícil.
Da parte dos familiares, Heitor Freire, neto do professor Manuel da Graça Freire, sustentou que a atribuição do nome à escola é um acto de “honra e orgulho tremendo”.
“Ver o meu avô a ser reconhecido pelo que fez em prol da Educação não só na localidade onde nasceu, em Achada Ponta, mas em toda a zona Sul de Santa Cruz, onde deixou um legado enorme, desde a década de 40 a 60 em que esteve a educar pessoas a promover melhor e maior educação no município, enche-nos de satisfação”, destacou, realçando que mais orgulho ainda é ouvir muitos dizendo que são o que são hoje graças a este homenageado.
Nesta mesma senda, José Eduardo, filho de António Correia Afonso, demonstrou a sua satisfação por este reconhecimento, pois disse ter testemunhado toda a dedicação do pai em prol de uma educação melhor no município e este acto de reconhecimento da parte do ministério da Educação e da delegação Escolar de Santa Cruz, é um motivo de satisfação.
Relembrou que o pai “tinha uma dedicação muito especial e singular” para o ensino, tendo dedicado muito tempo para ajudar as crianças e as pessoas a alcançarem os objectivos que tinham.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments