O Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD) informou hoje que vai inaugurar a exposição “uma poética resistente”, no dia 20 de Fevereiro, na Galeria Luísa Queirós.
De acordo com a mesma fonte, a exposição, que terá curadoria do historiador de arte e curador de arte moderna e contemporânea David Santos, traz pinturas, desenhos, gravuras e fotografias de vários artistas diferentes.
A inauguração da mostra será feita em parceria com o Museu do Neo-Realismo de Vila Franca de Xira, Portugal.
No texto da divulgação, o curador explica que a exposição apresenta uma “mensagem feita de cores e de vozes e visa alcançar uma visão incómoda e mesmo crítica do poder vigente, apresentada, porém, como declaração de um amor ao povo, ao denunciar as suas dificuldades e sofrimentos, sem esquecer uma atenção lírica aos seus costumes, desejos e ambições”.
David Santos, o curador da exposição, historiador de arte e curador de arte moderna e contemporânea, é doutorado em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2014) e é, desde Maio de 2022, director científico do Museu do Neo-Realismo e director de cultura na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
Foi curador da Colecção de Arte Contemporânea do Estado Português em 2022, subdirector geral do Património Cultural, de 2016 a 2020 e vice-presidente do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus-Cooperação Internacional Ibero-americana, de 2018 a 2020.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments