segunda-feira, 04 agosto 2025

A ATUALIDADE

Fogo: Homem condenado a 11 anos e três meses de prisão efectiva por crimes de tráfico de drogas de alto risco e de armas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Tribunal da Comarca de São Filipe condenou hoje um homem a 11 anos e três meses de prisão efectiva por crimes de tráfico de drogas de alto risco e de armas.

O caso remonta a Março de 2024 e envolveu cinco pessoas, das quais três estavam em prisão preventiva, incluindo o homem condenado a 11 anos e três de prisão.

O homem que estava referenciado pelas autoridades policiais e que, de acordo com entendimento do Tribunal da Comarca de São Filipe, está envolvido nesta actividade criminosa “por mais de 20 anos”, foi condenado a oito anos de prisão pelo crime de tráfico de drogas de alto risco e a seis anos e cinco meses pelo crime de armas.

Feito o cúmulo jurídico, o tribunal o condenou a uma pena de 11 anos e três meses de prisão efectiva.

Na altura da sua detenção estava na posse de 37 saquetas de um produto branco, que se presumia ser cocaína, e que após análises laboratoriais foi confirmado como cocaína misturada com creatina destinada ao comércio.

Foi igualmente apreendido na altura cerca de 3.500 contos em dinheiro (escudos, dólares e euros) e duas armas de fogo.

Além dos 11 anos e três de prisão, o tribunal declarou perdido a favor do estado o valor de pouco mais de três mil contos em escudos cabo-verdianos, 420 dólares e 90 euros, assim como os objectos e devolvidos um valor de cerca de 160 mil escudos que pertenceria ao irmão, à mulher e ao filho.

Em relação ao edifício de três pisos que o homem possui na cidade de São Filipe, que o Ministério Público pediu para ser declarado perdido a favor do Estado, o tribunal assim não entendeu porque não fazia parte do processo, apesar de “ter consciência de que provavelmente é fruto do tráfico de drogas”.

Outros dois homens envolvidos no processo viram os seus crimes a serem convertidos de tráfico de drogas de alto risco para crimes de tráfico de drogas de menor gravidade e foram condenados a três anos de prisão efectiva e o valor encontrado aquando da detenção declarado perdido a favor do estado.

Outros dois indivíduos foram absolvidos porque não ficou provado que teriam encontrado um pacote de cocaína numa das praias de São Filipe e vendido aos condenados para comercialização.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Djoblas
2 days 21 hours

Em CV o chamado estado de direito não existe. É só fantochada. Senhores da lei, metam a viola no saco e procurem dar músi ...

Observador
3 days 3 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

figo
3 days 5 hours

O que esse marmanjo na foto tem a vêr com a notícia ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos